quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

COMO TORNAR O HOBBY MAIS AUTOSUSTENTÁVEL E MENOS PREJUDICIAL À NATUREZA, REDUZINDO GASTOS

(FONTE IMAGEM: http://www.pngroquevernalha.seed.pr.gov.br)
Atualmente a sociedade vive uma busca constante de meios para preservar a natureza, com programas de preservação, acessórios cada vez mais independentes das fontes naturais, veículos não poluentes, dentre outros, com o aquarismo não pode ser diferente, necessitamos nos auto sustentar, evitando gastos desnecessários de luz e água (em nossas TPAS) por exemplo. Isso pode acontecer com algumas atitudes bem simples, só basta termos vontade para executá-las.
Vou exemplificar minhas colocações com o meu método de aquarismo, não que isso seja o exemplo a ser seguido, mas é uma boa opção para diminuir gastos com o aqua e ainda ajudar na preservação do planeta. Bom, a alguns anos atrás percebi que estava gastando muito com meus aquas, desde ração até em luz e com água, daí, comecei a tentar novas fontes de subsídios para ele. Em primeiro lugar procurei uma solução para acabar com os altos desperdícios de água em minhas TPA's, visto que possuo 5 aquários, três com litragens altas e dois de 20 litros. Tudo começou observando meu laguinho de 1000 litros, ocorria que eu usava a água da chuva para enche-lo, sempre em dias com o tempo fechado eu fazia uma manutenção nele, retirando um pouco de água com a idéia de repor com a água da própria chuva, pronto resolvi aplicar isto nos aquas, comecei a captar esta água das chuvas e depositar em um tanque para as TPA's, ajusto os parâmetros(com itens naturais, como limão) e introduzo no aqua, ainda uso a água “velha” do aqua para regar plantas do jardim.
Pronto, um dos problemas está resolvido, parti para outro, a iluminação, simples, procurei uma zona da minha casa aonde penetrasse iluminação natural e passei meus aquas para lá, portanto em grande parte do dia eles recebem luz natural(não sol) e só ligo as luzes dos plantados ao meio dia até umas 20 horas e nos demais só a noite ou fim da tarde, reduziu pela metade os gastos com luz.
Terceiro problema, gastos com ração e equipamentos, bom, dentro de um dos meus aquas de 20 litros, tinha alguns guppys, eles estavam sempre se reproduzindo, daí me surgiu uma idéia, diante de sua facilidade de reprodução, decidi investir no crescimento dos alevinos e trocá-los por itens de necessidade. Possuía também um plantado com Cabombas que não paravam de crescer, eu não tinha mais espaço para colocar as podas, idéia, comecei também a reproduzi-las e vender as plantas em lojas junto com os peixes. Não deu outra, no começo trocava os peixes por potes de ração, daí a criação foi crescendo até o dia que troquei 2 caixas plásticas de 60 litros de guppys e mais algumas plantas por um filtro externo, hehehe, hoje em dia auto-sustento meus aquários apenas com guppys e plantas(diversifiquei), já adquiri diversos itens, pois fiz amizade com um lojista da minha cidade e estamos sempre em contato, quando ele necessita de guppys ou plantas eu logo troco por algum produto. Eu não tenho pretensão de enriquecer com a venda de peixes, mas isso serve como uma idéia de diminuir os gastos com o aquarismo e ainda evita a compra de peixes coletados.
Portanto, desejo que este depoimento mude o pensar de muita gente sobre o aquarismo, é claro que muitas pessoas não tem espaço para uma criação, mas cada um faz as mudanças que lhe são permitidas, o importante é mudar e ter consciência em primeiro lugar.
Um abraço...

Nenhum comentário: