sábado, 14 de maio de 2011

Governador André vistoria início das obras do Aquário do Pantanal



O governador André Puccinelli realizou ontem (13), pela manhã, uma vistoria do início das obras do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira (Aquário do Pantanal), que está sendo construído no Parque das Nações Indígenas.
A empresa construtora é a Egelte Engenharia Ltda. Considerado um dos maiores aquários de água doce, com 6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7 mil animais, o Aquário do Pantanal será construído com recursos do governo estadual.
“O Aquário do Pantanal é a denominação, na realidade, do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira. Além da ictiofauna pantaneira, queremos reproduzir o ambiente pantaneiro, por isso estamos transplantando as árvores. É uma preocupação do governo do Estado com o meio ambiente”, destacou o governador André. No local onde será construído o Aquário, estavam plantadas diversas espécies de árvores, principalmente Ipês.
As obras do complexo terão início no próximo dia 23 de maio e a previsão é de que sejam concluídas em 2013. “Com a vistoria de hoje, pedimos à construtora que antecipe em três meses a entrega da obra, ou seja, em agosto de 2013, para que seja entregue no aniversário de divisão de Mato Grosso do Sul, em outubro”. A obra está prevista para ser concluída em 30 meses, conforme o edital. O valor apresentado pela Egelte é de R$ 84.749.754,23. A intenção do governo do Estado é entregar a obra para a população sul-mato-grossense no 35º aniversário do Estado.
A obra está na fase de terraplanagem. Hoje, estão sendo replantados 54 ipês brancos, dois ipês amarelos, dois ipês roxos, um ipê amarelo do cerrado, uma bocaiúva, um coqueiro, uma farinheira, uma goiabeira e uma imbaúva, totalizando 64 árvores.
“Queremos mostrar a icitiofauna pantaneira para o mundo. Sessenta e sete por cento do território do Pantanal pertence a Mato Grosso do Sul. O Aquário do Pantanal fará uma integração com universidades do mundo inteiro, para que o mundo conheça Mato Grosso do Sul”, destacou Puccinelli.
Acompanharam o governador durante a vistoria o secretário de Obras, Wilson Cabral, o secretário de Governo, Osmar Jerônymo, o diretor do Imasul, Roberto Goncalves, o diretor da Egelte, engenheiro Egídio Vilani e arquitetos responsáveis pela obra.

Aquário do Pantanal - O local terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia. Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental. O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Ohtake.
O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 25 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.
Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.
O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes. Escadas rolantes comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.

_______
Fonte: Acritica.net

Nenhum comentário: