segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Município de Careiro da Várzea começa a exportar peixe ornamental de cativeiro


A produção em cativeiro de peixes ornamentais no município de Careiro da Várzea, na região metropolitana de Manaus, iniciará em fevereiro a exportação de peixes ornamentais. No primeiro momento, o comércio de peixes ornamentais será realizado para o Pará, mas já existe expectativa para exportação internacional.
A exportação será por meio da Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea (Coopacarv), que há um ano e meio começou a atividade de piscicultura.
Na última sexta-feira, a Coopacarv, que possui 31 associados, recebeu o Certificado de Regularidade do Sistema OCB/Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), que confere à ela o reconhecimento a nível regional.
O presidente da Coopacarv, Marcos Silveira, conta que aproximadamente dez mil unidades de peixe ornamental são capturadas por temporada (de agosto a janeiro), número este suficiente para atender o mercado.
O processo de comercialização do peixe para Manaus é realizado por uma empresa particular.
No entanto, segundo Silveira, já há interesse de empresas paraenses para a compra e comercialização dos peixes ornamentais.
Além dos peixes ornamentais, também  há a produção de tambaquis, matrinxã e pirarucu, destinados ao abastecimento do mercado local. Por ano, são comercializadas 10 toneladas de tambaqui, conforme dados da própria Associação.
A entidade, desde o início da atividade, vem recebendo apoio da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), no Careiro da Várzea.
O órgão desenvolve ações, como cursos, palestras e demais atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

__________
Fonte: A Crítica UOL

Nenhum comentário: