quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Manaus: O aquário da cidade



Por Bosco Saraiva

Na semana passada, estive revisitando meus arquivos da Manaus antiga e deparei-me com muitas fotografias do aviaquário municipal que existiu no Largo da Matriz. Éramos crianças e íamos ver os animais que lá existiam para visitação e, claro, aproveitávamos para comprar peças de artesanato regional, muitas delas feitas pelo saudoso Lauro Chibé, um artista popular morador do Morro da Liberdade. Lauro Chibé era uma “figura” que vivia passeando pelas ruas do Morro com seu corpo franzino, sua camisa de crochê, seu chapéu de palhinha e seus dentes de ouro. Ele se achava um galã de cinema e gabava-se de ter mais de 40 filhos.
Naquela época, o trânsito era tranqüilo e nós seguíamos para o Centro da cidade embarcados nos ônibus da empresa Ana Cássia que nos deixavam no “tabuleiro da baiana”, um abrigo que ficava ali na Praça da Matriz.
Foi no aviaquário municipal que conheci diversos animais da nossa região, inclusive várias espécies de peixes da Amazônia. Cuidei de respeitá-los e protegê-los. Passei a incentivar os meninos lá do Morro a visitarem o aviaquário para que pudessem também conhecer a riqueza da nossa fauna.
Hoje, podemos ir ao zoológico do CIGS e ver de perto muitos bichos. Podemos ir ao Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e conhecer o peixe-boi, a ariranha, o poraquê e alguns jacarés. Mas não temos um aquário público onde possamos encontrar todas as espécies de peixes existentes nos rios e lagos da nossa região.
Urge a construção de um aquário público em nossa cidade. Seja de responsabilidade estadual ou municipal é preciso construí-lo imediatamente. Estudantes, visitantes, turistas, etc, agradecerão a oportunidade de saber que não há lugar no planeta com maior diversidade de espécies de peixes que na nossa região. A área das antigas pedreiras do Tarumãzinho é uma ótima localização para a implantação de um projeto dessa natureza. Uma “Cidade dos Peixes” ia pegar bem para nossa Manaus. Fica a sugestão.

_________
Fonte: D24am.com

Nenhum comentário: