quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pesquisa avalia redução de espécies de peixes em Cabo Frio, RJ


Biólogos realizam uma pesquisa em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, para saber quais espécies de peixe estão em risco de desaparecer. Segundo os dados apresentados, o dourado e a anchova tiveram a maior queda nos últimos anos.
O dourado é o sétimo peixe mais pescado no estado do Rio. De acordo com o levantamento, a anchova teve redução de 26% em 30 anos. Os peixes capturados pelos pesquisadores são pesados e medidos, e passam por análises.
Por enquanto, a pesquisa sobre a anchova não tem prazo para encerrar, e a do dourado vai ser feita durante o período de safra, que vai de novembro a fevereiro. O trabalho é feito pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), em parceria com três faculdades, e tem o incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O resultado do trabalho vai ser apresentado ao CNPq e às autoridades que administram a pesca no estado. A pesquisa pode colaborar para mudanças na legislação, para manter a pesca de forma sustentável.


_______
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: