quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Sema apreende mais de 750 peixes proibidos em Alenquer


Globo - Agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente deAlenquer(Sema), oeste Pará, apreenderam aproximadamente 700 peixes da espécie acari e cerca de 60 curimatãs durante uma fiscalização de rotina na manhã da quarta-feira (4). A curimatã está no período do defeso desde o dia 15 de novembro e o acari entrou no domingo (1º). O defeso proíbe a pesca, armazenagem e venda das espécies.
De acordo com o chefe de fiscalização da Sema, Jean Adaltino Andrade, parte do pescado estava sendo vendido na feira do peixe e o restante foi flagrado chegando em bajaras, que são pequenas embarcações típicas da região. Quatro pessoas foram notificadas pela irregularidade. “É tempo da desova dos peixes, não pode pescar. É por isso que é feito o período do defeso, para deixarem os bichos em paz. E esses que estavam vendendo são pescadores que recebem o seguro”, explicou.
Segundo o chefe de fiscalização todo o pescado apreendido será doado para famílias carentes e entidades filantrópicas do município. “A gente já começou a doar agora de manhã. Tem que fazer isso para não estragar”, enfatiza Andrade.
O defeso iniciou no dia 1º de outubro quando o tambaqui passou a ficar protegido. No dia 15 de novembro entraram no período oito espécies: jatuarana, pacu, mapará, pirapitinga, aracu, curimatã, branquinha e fura-calça. A proibição é necessária para garantir a reprodução das espécies.
Conforme Instituto de Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), quem for pego praticando uma das ações está sujeito a pagar multa de 700,00 a R$ 100 mil, mais acréscimo de R$ 20,00 por quilo apreendido.
Após a notificação, os pescadores terão que comparecer na Secretaria de Meio Ambiente do Município.

__________
Fonte: G1 - Globo.com

Nenhum comentário: