quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Força-tarefa é montada para retirar peixes encalhados em Lagoa da Prata

G1 - Centenas de peixes que sobem neste período do ano do Rio São Francisco para o Rio jacaré, durante a piracema, ficaram encalhados em uma obra de contenção na Lagoa Verde em Lagoa da Parata. O motivo seria por causa do baixo nível de água provocado pela estiagem. Uma força-tarefa foi montada nesta terça-feira (14) para tentar salvar as diversas espécies e o trabalho continuou nesta quarta-feira (15).

Peixes ficaram concentrados em um trecho do Rio Jacaré em Lagoa da Prata (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Peixes ficaram concentrados em trecho do Rio Jacaré (Foto: Reprodução/TV Integração)
 
A situação mobilizou pescadores, órgãos ambientais e até a segurança pública. "Viemos conferir o que está acontecendo e junto com as demais autoridades buscar evitar danos ambientais", disse o promotor de Meio Ambiente, Eduardo Almeida da Silva.

Peixes ficaram presos em trecho com obras (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Várias espécies correm risco
(Foto: Reprodução/TV Integração)
 
Curimatã, curvinas e mandi prata são algumas das espécies que ficaram concentradas em um poço que liga o Rio Jacaré a Lagoa Verde, onde eles deveriam desovar. "A obra da barragem pode estar influenciando. Por causa do baixo nível forma uma correnteza e eles não conseguem subir. Se tivesse nível de água maior eles conseguiriam subir", disse o cabo Joel Henrique.
Na tentativa de salvar parte dos peixes foi improvisada uma estrutura de madeira e montada uma barreira para melhorar o fluxo da água. Desta forma, a subida do peixe fica mais fácil. Até redes de pesca foram usadas para transportar o peixe até a Lagoa Verde. Os voluntários ficaram praticamente o dia todo em prol da ação. "A solução foi pegar os peixes com redes, tarrafas e outros meios para levá-los até a lagoa", disse Joel.

Pescadores tentaram salvar os peixes encalhados (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Pescadores tentaram salvar os peixes
(Foto: Reprodução/TV Integração)
 
Quem mora na região de Lagoa da Prata sabe que situações como essa comprometem o meio ambiente. "Se não salvarmos daqui um tempo não teremos mais peixes para os nossos filhos, para os supermercados. Então algo tem que ser feito", disse o pescador Clodomiro da Silva.
A força tarefa continuou durante todo dia nesta quarta-feira (15) e segundo a Polícia de Meio Ambiente não há previsão para acabar.

__________
Fonte: Globo - G1

Nenhum comentário: