sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pesquisadores americanos descobrem 180 espécies de peixes que brilham no oceano

Pesquisadores americanos descobrem 180 espécies de peixes que brilham no oceano Gruber e Sparks/Divulgação
Tubarão Foto: Gruber e Sparks / Divulgação
 
No escuro do fundo do mar, brilham luzes coloridas. São animais marinhos com diferentes formas, emitindo cores distintas. Acostumado a ver a maioria dessas espécies à luz da terra firme, quando um cação ou uma arraia fisga o anzol, o homem não imaginava que, embaixo d'água, tantas delas fossem biofluorescentes sob a luminosidade azul do oceano.
– O mundo dos recifes de corais é muito mais biofluorescente do que imaginávamos – explica o biólogo David Gruber, do Baruch College e do Museu Americano de História Natural (AMNH).


Barbeiro ou peixe-cirurgião (Foto: NAMH) 

Gruber e seu colega no AMNH John Sparks publicaram na última quarta-feira, no periódico científico PLOS One, o artigo em que descrevem 180 espécies marinhas biofluorescentes. A descoberta foi feita por acaso, quando os pesquisadores registravam imagens de corais bioluminiscentes nas Ilhas Cayman. De repente, uma enguia passou em frente à câmera revelando sua luminosidade verde.


Cavalos-marinhos  (Foto: NAMH) 

Para descobrir que cavalos marinhos brilhavam em neon laranja, que bagres eram verdes fluorescentes e que os peixes-escorpião coloriam-se de vermelho, os cientistas partiram para novas expedições munidos de câmeras subaquáticas EPIC 5K com filtro amarelo, que bloqueia a luz azul e revela a fluorescência dos bichanos. 


Peixe-escorpião  (Foto: NAMH) 

– Existem muitos peixes marinhos que possuem filtros semelhantes nos olhos. Nossa hipótese é que a biofluorescência desempenha um importante papel nos ecossistemas oceânicos. Poderia servir para atrair parceiros ou como uma camuflagem para defesa – exemplifica Gruber,

Assista ao vídeo sobre o estudo:



_________
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: