quarta-feira, 11 de julho de 2007

AS TERRÍVEIS PIRANHAS...NEM TÃO TERRÍVEIS ASSIM


(imagem retirada do site http://www.fairpark.org/images/upload/Piranha.png sem fins lucrativos ou obter vantagens)


As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).
O nome piranha vem de uma idioma híbrido formados das línguas Tupi-guarani; pode ter sido originado da composição das palavras 'pirá', significando 'peixe', e 'sanha' ou 'ranha', significando 'dente'. Alternativamente, ele pode ser sido originado do Tupi 'pirá' ('peixe') e 'ánha' ('corte').
Existem muitas piranhas em aquários hoje em dia no mundo todo, é um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas, sua mordida é comparada a de um BulDog. São animais velozes e que só atacam através de estímulo e quando estão em cardumes, qualquer movimento na água ou sangue já é motivo para elas investigarem.
Se você deseja ter algumas piranhas em aquário, deve ter consciência que elas crescem bastante e que necessitam de espaço para nadar, ainda mais que existem algumas espécies de piranhas que são canibais. Recomenda-se para início ter as Piranhas Vermelhas(Pygocentrus nattereri) , possui um corpo rombóide e comprimido lateralmente, mandíbula prognata acentuada e dentes afiadíssimos. A coloração é cinza no dorso e avermelhada abaixo da linha lateral e parte inferior da cabeça, entre o início da nadadeira anal e a boca, abrangendo as nadadeiras peitorais, ventral e anal. Pode alcançar 30Cm de comprimento. São comuns na Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata, São Francisco e açudes do Nordeste, onde vivem em cardumes nos rios, lagos e lagoas de águas barrentas, alimentando-se de peixes.
A alimentação inicial deverá ser de carne moída, mas a curto prazo se alimentam com rações tradicionais, que é o mais recomendado, por culpa de problemas com amônia, a Piranha apesar de toda essa “bravura” é um peixe suscetível a doenças quando a água não esta de acordo com suas necessidades seu Ph deve ser levemente ácido e livre de compostos nitrogenados.
Outra Piranha muito conhecida é a Preta(Serrasalmus rhombeus), da família Characidae, de peixes com o corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente. Suas principais características são corpo rombóide e um pouco comprimido lateralmente, mandíbula prognata e dentes afiadissimos capazes de cortar o mais grosso dos monofilamentos. A coloração é uniforme indo do cinza ao preto nos adultos. Os jovens são mais claros apresentando no entanto algumas manchas escuras. Pode alcançar 40Cm de comprimento e pesar em torno de 3Kg. São comuns na Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem em rios de águas claras e pretas. Carnívoras por excelência e normalmente solitárias, alimentam-se peixes.
Quando for montar o aquário para elas, pense muito no espaço, evite superlotação, tenha uma boa filtragem e eficiente, você pode mexer dentro do aqua sem problemas, pois elas terão medo de você, no mais é só curtir este peixe intrigante... (FONTE: http://www.aquallun.com.br/Piranha.htm E revistas Pesca e CIA) alemaumsm@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário