terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Belo Monte ameaça 50 espécies de peixes únicas no mundo



JB - Matéria publicada nesta segunda-feira(11) no "El País", conta que quase 500 barragens projetadas nas bacias de três dos principais rios do planeta colocam um terço dos peixes de rio em risco. 
Apenas no Brasil, a represa da hidrelétrica de Belomonte coloca em risco 50 espécies que só existem no país. Enquanto nas nações industrializadas emerge um movimento para destruir as represas mais nocivas, existem projetos para construir 450 novas barragens nas bacias dos rios Amazonas (América do Sul), Congo (África) e Mekong (Ásia). 
Nas bacias dos rios Amazonas, Congo e Mekong vivem 4.000 espécies de peixes de rio, um terço de todas as conhecidas no planeta. A maioria não é encontrada em nenhum outro lugar. Especialistas salientam que “as grandes represas invariavelmente reduzem a diversidade pesqueira”, além de impedir a conexão entre diferentes populações fluviais e bloquear o ciclo de vida normal de espécies migratórias. “Isso pode ser especialmente devastador para os estoques pesqueiros tropicais, nos quais muitas espécies de grande valor migram centenas de quilômetros”, argumentam.

________

Nenhum comentário: