sexta-feira, 20 de abril de 2007

CICLÍDEOS AFRICANOS

(imagens retiradas da internet com intuito ilustrativo, sem fins lucrativos ou obter vantagem)


INTRODUÇÃO

No meu ponto de vista, os ciclídeos africanos são os mais belos peixes de água doce. São animais muito resistentes, de gênio forte, muito territorialistas e alguns agressivos, se não forem dadas boas condições de vida(alimentação, espaço, tocas, ph, temperatura). É praticamente impossível mantê-los em aquas comunitários normais, por culpa dos seus parâmetros, o ideal é possuir um aqua só de ciclídeos.
Os ciclídeos vêem de diversas regiões da África, mas se fazem mais presentes nos três principais lagos africanos, Lagos Victoria, Tanganyika e Malawi. A maioria das espécies só são encontradas nestes três lagos e em nenhum outro lugar.
No Lago Malawi, os peixes são divididos em Mbunas, que são os habitantes da parte rochosa do lago, caracterizam-se por terem um tamanho menor e serem mais agressivos que os outros, são herbívoros e os Non-Mbunas, que são todos os demais, estes são menos agressivos, pois habitam a extensão do lago, alimentam-se de pequenos invertebrados. O Malawi possui 600km de comprimento, é famoso por sua diversidade de espécies, possui forte correnteza, um ph entre 7,5 e 8,5, possui ainda um incidência de luz solar de 2 à 3 horas.
Os do Lago Tanganyika, são, teoricamente, menos agressivos que os Malawi, também possuem um tamanho menor, em sua maioria, claro! Os peixes deste lago, podem ter preços altíssimos, muitas vezes o valor de animais marinhos. O Tanganyika, também tem uma incidência diária de luz solar de 2 à 3 horas, possui 680km de comprimento de norte à sul, dentre os três é o menos acessível. Tem a característica de possuir muita movimentação em suas águas e um ph que varia de 8,5 e 9,2, possui ainda uma transparência de aproximadamente 25 metros.
O Lago Victoria é o mais novo dos três, é o maior lago tropical do mundo, ele recebe ainda água do Rio Nilo, é pouco transparente, possui um ph entre 7.5 e 8.6, existem mais de 500 espécies de peixe.

O AQUÁRIO


Por serem territorialistas, na sua maioria agressivos e se reproduzirem com facilidade, o aquário de Africanos deve ser grande e possuir bastante pedras, para formação de tocas, conseqüentemente, demarcação de territórios.
Aquários menores são tolerados, mas com um número bem reduzido de espécies e com tamanho de médio pra baixo. O aqua deve ser o mais largo possível, por culpa da decoração que ocupa muito espaço. Contudo, recomendo um aqua de no mínimo 100 litros.

SUBSTRATO

Os ciclídeos africanos, como já foi falado, vivem em condições de extrema alcalinidade, por culpa do ambiente em que são expostos, lugares rochosos, com pedras alcalinas, então no seu aqua não pode ser diferente, o solo deve ser composto de materiais alcalinizantes ou neutros.
O substrato é o fator crucial para seu projeto dar certo, é ele que vai manter seu ph estável e dentre as opções estão as conchas moídas, que tem uma ótima alcalinidade, mas que com o tempo vão se desfragmentando; Dolomita, que é uma pedra branca que deixa o aqua com um visual bem legal, é muito barata, mas que com o tempo perde sua alcalinidade; Halimeda, é normalmente usada em aquários de corais, possui todos os elementos bioquímicos recomendados para um ambiente de ciclídeos, é ideal, pois mantém a dureza alta e conserva o ph, além de ser muito barato; Aragonita, é um mineral parecido com uma areia, faz um ótimo tamponamento e temos ainda opções mais caras e importadas, como o African Cichlid Mix, que vem dos EUA e é perfeito, mas com um preço bem salgado, na minha cidade por exemplo ele é vendido por 8 reais o kg; Caribean Sea Aragonita, também vem dos EUA, tem uma bela cor branca e excelentes fatores bioquímicos, mas também possui um preço salgado. Agora depende do seu poder aquisitivo e nível de investimento. Pode ser usado ainda areião de rio, só que é um substrato neutro, para compensar este problema, você terá de acrescentar pedras alcalinizantes na decoração, mas vale como dica, pague um pouco mais e use um dos substratos alcalinizantes citados acima.

TEMPERATURA – ILUMINAÇÃO - ALIMENTAÇÃO – PH – SALINIDADE

No que diz respeito á temperatura, o ideal seria em torno de 26° à 27° graus, pois temperaturas muito altas aceleram o metabolismo dos animais, aumentando sua fome e agressividade. O aumento de calor no aqua, só é recomendado na reprodução e para o crescimento dos alevinos.
A iluminação não necessita de muita qualidade, pois não existem plantas, sua principal função seria a de simular o dia-dia e realçar as cores dos animais, no caso, é interessante colocar a luz azul para atingir este efeito.
Os Mbunas são herbívoros e os Non-Mbunas são onívoros, devemos alimenta-los conforme suas características alimentícias. Uma má alimentação acarreta sérios problemas de saúde, no mercado existe uma vasta variedade de rações nacionais e importadas. É interessante variar sua dieta com Spirulina e artêmias. ATENÇÃO, nunca dar alimento em excesso, sempre de 2 à 3 vezes por dia, de maneira que não haja sobras.
O ph, como referido anteriormente, deve ser absurdamente ALCALINO, em torno de 7,4 à 9,0, fazendo uma média dos 3 Lagos e conseqüentemente, a dureza, ou GH, deve ser entre 10 e 12.
A água dos 3 Lagos, possui um alto nível de sais dissolvidos, alguns dizem que isso se dá, porque à anos atrás os Lagos já foram mar, mas não posso confirmar esta afirmação pra você. ATENÇÃO, é um equívoco dizer que ciclídeos africanos se dão bem em água salobra, não é o sal de cozinha que tem nela, é sal marinho, não iodado!!!! No mercado você encontra estes sais específicos para ciclídeos à venda.

DECORAÇÃO

A decoração deve ser feita somente com pedras, pois assim você está recriando o ambiente destes animais. Podem ser colocados corais mortos também, ela fica a critério de você, o importante é fazer bastante esconderijos, grandes e pequenos.

FILTRAGEM

A filtragem como para todos os peixes é fundamental, mas para os ciclídeos ela é mais necessária ainda. Estes animais se alimentam de maneira intensa, criando muitos dejetos no fundo do aqua, acarretando no excesso de amônia, que em aquas alcalinos se faz mais presente. Como não existem plantas no aqua, toda a responsabilidade cai em cima dos filtros, é recomendável possuir um filtro externo com circulação de pelo menos 6 vezes por hora o volume do aquário, combinado com bombas submersas acopladas a esponjas ou pequenos filtros internos que aumentam a filtragem biológica e circulação interna(ciclídeos necessitam de bastante correnteza), mantendo os dejetos mais tempo em suspensão, sendo recolhidos pelo filtro externo. Isso baseado em populações normais, mas este tipo de espécie possui a teoria da superpopulação, este sistema faz com que seja retira a atenção do macho dominante, ficando ele sem saber quem atacar, daí o sistema de filtragem deve acompanhar o número de indivíduos dentro do aqua. TPA’S são fundamentais também, devem ser feitas sifonando o fundo e acrescentando água sem cloro e com os parâmetros corretos.

DOENÇAS

Os ciclídeos africanos são animais muito resistentes no que diz respeito á doenças, mas claro, isso só acontece se lhes forem oferecidos condições ideais de vida. Mas eles tem uma doença específica, conhecida por "Malawi Bloat", que consiste em uma quase hidropsia e é causada por uma alimentação errada e parâmetros incorretos da água. Esta doença só pode ser curada ser for diagnosticada no seu início e deve ser tratada com Metronidazole (Emtryl) ou bacteriscídas de aquário em geral, você pode também aumentar a temperatura para mais de 30ºC, faça isso até seu peixe voltar a ter apetite normalmente,(peça ajuda para seu lojista, ele saberá como proceder).

Depois de montado o aqua, trate com carinho seus africanos, dando-lhes boas condições de vida, não esquecendo de fazer bastante tocas com pedras e acima de tudo fazer as TPA’S nos momentos certos...Qualquer dúvida mande um email para alemaumsm@bol.com.br ou entre em http://www.forumaquario.com.br/, na seção “Ciclídeos Africanos”... Um abraço!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, adorei o texto!
comprei meu aquário a +- 3 semanas e infelizmente comprei os peixes junto (por imprudência minha e do vendedor) morreram todos menos um joia e uns Sumatra. Posso colocar rocha sansibar para que a agua fique alcalina?

Unknown disse...

Como sabe as rochas para aquario do africanos e bem cara , entao eu as fiz ,ontem no youtube vi un cara as pintando com tinta acrilex , a questao e pode ou nao pintar as pedras ? Depois un tempo o tinta nao vai se dissilver ? Se dar, depois de pinta- la tenho que cura-la ?