quarta-feira, 18 de abril de 2007

INTRODUÇÃO AOS LAGOS ORNAMENTAIS

(imagens retiradas da internet, sem fins lucrativos ou obter vantagens)


LAGOS ORNAMENTAIS

Este é o um ramo do aquarismo que me fascina, pois é a representação exata da natureza na sua casa. Construí meu lago em dezembro do ano passado, fiz ele com o intuito de experiência, pois queria tentar reproduzir kinguios e cultivar algumas plantas à luz natural, mas o resultado foi além do esperado, me apaixonei totalmente por esta cultura, pela paz que um lago trás para sua casa e principalmente pela beleza de ver os peixes nadando em um espaço enorme, realmente fantástico.
Este artigo tem o objetivo de passar essa emoção para você que não possui um lago em casa, mas que tem vontade de ter, além de passar algumas orientações básicas.

CRIANDO MEU LAGO

De início você deve pensar qual é seu objetivo, construir um lago para criação de peixes, para hobby, por estética ou somente para plantas. Feito isso, defina o lugar onde fará a construção, de preferência para locais sem muita incidência de luz solar(algumas horas diárias), que não tenha problemas com animais do tipo pássaros ou cães e que não seje perto de árvores que soltam muitas folhas, pois estas se acumulam na água do lago. Depois você deve decidir o tipo de peixe, existem 2 tipos de peixes que se adaptam bem a lagos, os KINGUIOS e as CASPAS, pois são peixes de água fria, eu moro no RS, aqui as temperaturas são baixíssimas, mas quem mora por exemplo em RECIFE-PE, pode perfeitamente ter um lago de poecilídeos, pois lá as temperaturas são sempre altas.. Carpas necessitam de um espaço maior, pois crescem muito rápido e vivem muito tempo, mas muito tempo mesmo, já os kinguios não são tão exigentes quanto ao espaço, o meu laguinho de kinguios por exemplo tem 800 litros e eles estão super bem. Escolhido o tipo de animal, defina a litragem, de preferência entre 500 e 25 000 litros e o material usado na construção(lona ou concreto), leve em consideração seu espaço disponível e sua condição financeira, definido tudo isso começamos a parte prática da montagem.

MONTANDO A ESTRUTURA DO LAGO

Um lago pode ser da forma que você quiser, desde retangulares até ovais, o que importa realmente é a profundidade, devendo ter uma parte mais funda de 70cm e uma parte mais rasa de 20 cm. Esta profundidade é importante para evitar as mudanças bruscas de temperatura da água, quanto mais fundo menos alterações se tem, mas atente para uma coisa, os 70cm também são indicados pois as carpas gostam de ficar no fundo, se você fizer um lago com 1m e 20 cm de profundidade, provavelmente só verá os animais na hora da comida.
Você pode fazer o lago com lona ou concreto, depende do seu grau de investimento. O lago com concreto vai sair muito mais caro que o de lona por questões de impermeabilização e acabamento, mas em compensação dura pra vida toda. O lago de lona é uma ótima opção, pois o deixa mais natural, é mais barato, mas a durabilidade é menor. SEMPRE optar por cores escuras no fundo e laterais do lago, porque com o passar do tempo vão se criar algas ali.O meu lago tem estrutura de concreto e revestimento de lona, tomei esta atitude por medo de passar aquelas tintas impermeabilizantes que se vende no mercado e botar em risco o bem estar do meu lago, o meu sistema deu super certo, ficou ótimo, mas depois descobri que esta tinta não trás problemas, mas não me arrependo. Outra coisa importante é o ladrão(“buraco” por onde a água sai), que pode ser feito de cano PVC, um poço abaixo da borda do lago e serve para não deixar o lago transbordar. Você pode colocar ainda ralos no caso do concreto, mas daí vai do seu projeto. È interessante colocar substrato, por uma questão de bem estar.

FILTRAGEM

Ela pode ser feita com um sistema natural de plantas vivas,(por passagem de água corrente), por filtros de concreto ou filtros industrializados e caseiros, externos, com a filtragem biológica , mecânica e química. No meu lago, possuo um filtro externo que eu mesmo construí com um balde e uma bomba de 2000 Litros/hora. Você pode entrar em http://www.forumaquario.com.br/, na seção “Faça Você Mesmo”(Projetos DIY), lá existem diversos projetos de filtros externos, que podem ser adaptados para seu lago.
Os filtros industrializados são mais caros, se você tiver grana pra comprar valem a pena. O filtro deve conter lã acrílica, para conter partículas sólidas, filtragem biológica, através de bioballs, cerâmica, objetos porosos e ainda se desejar carvão ativado. Os aguapés, alfaces da água, possuem grandes raízes que podem ser usadas como filtro mecânico, coloque-as em uma parte de corrente de água constante, os objetos sólidos ficaram retidos ali, dá muito resultado. Você pode usar um filtro UV, para evitar algas, mas é algo substituível, pois é só evitar que a luz do sol incida diretamente no lago, além de colocar umas plantas(robam os nutrientes das algas) dentro dele e as algas vão embora.

QUALIDADE DA ÁGUA

Quanto a água, ela deve ser sem cloro e deve passar pela ciclagem normal de um aquário, para fixação de bactérias nitrificantes. No caso de carpas e kinguios, o PH deve ser alcalino(7,2) e TPA´S podem ser feitas, claro que você não vai trocar 30% a cada 15 dias de um lago de 20 000 Litros, mas até 1000 litros eu recomendo, pois com o tempo, o acumulo de dejetos deixados pelos peixes podem trazem conseq6uências graves. NUNCA ESVAZIE PARA LIMPEZA SEU LAGO OU TROQUE TODA A ÁGUA COM PEIXES HABITANDO.

LAGO EM FUNCIONAMENTO

Com o lago pronto, vai de cada um fazer sua decoração, você pode colocar plantas para dar um ar de natural, cascatas, enfim, o importante é escolher peixes saudáveis, o modo de colocar os peixes no lago é igual ao do aquário, a alimentação deve ser feita de maneira moderada, sem exageros e com uma ração de qualidade, não aqueles farelos que muitas vezes são dados aos KOIS.
No mais, é só fazer as manutenções periódicas como limpeza de filtro, filtragem mecânica retirando folhas e sujeiras que caem no lago, além de aproveitar os bons momentos que seu novo investimento vai lhe proporcionar.
Uma boa sorte na montagem do seu lago, qualquer dúvida mande um email para alemaumsm@bol.com.br ou entre em http://www.forumaquario.com.br/ ...abraços!!!

8 comentários:

anabatezati disse...

Adorei as suas dicas...parabéns pelo lago e pelo blog...Visite também o meu...

http://dicas-jardinagem-paisagismo.spaceblog.com.br

abraços
Ana Batezati

Carlos Henrique Vicente disse...

O conteúdo está ótimo, mas como Webdesigner vou te dar uma dica: jamais faça uma página com fundo preto e texto branco ou amarelo. A leitura torna-se terrível, depois de 10 segundos os olhos ardem e a pessoa pode até desistir de ler. Eu mesmo preferi copiar e colar o seu texto no meu Bloco de Notas do que ler inteiro no seu Blog.

Use cores mais claras de fundo e deixe o texto mais escuro (azul marinho ou preto). O importante é um layout clean para a leitura.

Um abraço

Unknown disse...

Gostaria de saber qual tipo de pedra é mais indicado para ornamentação e qual tipo de areia para colocar no fundo. Também como conseguir água sem cloro nas cidades . Obrigado

Anônimo disse...

Naõ é necessario, comprar agua sem cloro, pois a agua da torneira esposta no sol + ou - 3 dias eliminada o cloro, ou seja ele evapora.

Anônimo disse...

ME TIROU VÁRIAS DÚVIDAS, OBRIGADO.
PARABÉNS........

Unknown disse...

Ola fiz um lago de concreto ainda nao esta com peixe porem ja esta com bomba e filtro uv ,so que ele esta ficando com limo o que eu faço

Unknown disse...

Estou com uma duvida ,estou com um lago de concreto e esta dano limo o que faço

Anônimo disse...

Bom dia! td bem com vc, espero que sim!! Por favor, me tire uma dúvida, ontem comprei as lonas para fazer meu lago. Elas tem 3 metros de largura e 6 de comprimento. Por favor qual o tamnho ideal que devo fazer em meu lago para alem de cobrir sobrar pelo menos 30 centímetros nas bordas. fico no aguardo, agradeço desde já!