sábado, 7 de abril de 2007

Um Pedaço da Natureza-MONTAGEM 3

(aquário da ADA, lindo aquário para inspirar iniciantes, sem outros fins)



Já montamos o tanque, estamos com os equipamentos todos em mão, agora chegou a hora de “botar pra quebrar". Bom, ache um lugar propício para colocar o aquário, um lugar onde ele não atrapalhe, onde você possa ter um manuseio tranqüilo, sem muita incidência de luz solar e principalmente um local forte, resistente, pois o aqua triplica seu peso quando cheio.
Coloque o substrato, as plantas e a decoração, depois coloque um prato dentro do aqua, nesse prato você deve colocar a ponta da mangueira, para o jato de água não mexer no substrato e suje a água, feito isso ligue os equipamentos e deixe ciclar por 30 dias.

COMPRA E SOLTURA DOS PEIXES NO AQUÁRIO

Depois do aquário ciclado e a espécie de peixe escolhida, chega o tão desejado momento, a compra dos peixinhos!!!! Bom, você não deve superpovoar seu aquário, pois os níveis de amônia subiriam rapidamente, deve colocar no seu aqua uma quantidade aceitável que depende do tamanho do tanque, óbvio. Você também deve atentar a compatibilidade de espécies, você não vai colocar um Oscar com Espadinhas, não é mesmo(os espadas não durariam 10 minutos) ou um peixe ácido com um alcalino, pergunte ao seu lojista, ele saberá ajuda-lo. Escolha os peixes que estiverem mais agitados, sem manchas ou machucados, que aparentam saúde, ATENÇÃO, nunca compre mais do que 4 peixes para colocar no seu aqua de uma só vez, pois seu aquário não teria bactérias suficientes para agir e você perderia seus peixes, faça o seguinte, compre uns 3, deixe passar uns 10 dias e compre mais 3 e assim vai...
Chegando em casa, coloque o saco com os peixes no seu aquário, deixe-o flutuando por uns 15 minutos, ATENÇÃO, nunca deixe a água do saco cair dentro do seu aqua, esta pode trazer doenças que não existiam no seu tanque. Passado os 15 minutos, coloque um copo de água do seu aquário dentro do saco que estava flutuando, repita isso a cada 2 minutos, faça por um tempo total de mais 15 minutos, totalizando 30 minutos. Essas atitudes são tomadas para não dar um choque térmico nos peixes e fazer com que eles se adaptem aos novos parâmetros da água do seu aqua. Feito o processo, retire os peixes do saco, um a um, com uma rede própria para aquários que você encontra em qualquer loja do ramo, depois não perturbe os novos moradores, pois eles estão estressados, aconselho colocar uma toalha na frente do aqua no primeiro dia, para os novos habitantes se acostumarem com o novo lar.


ALIMENTAÇÃO

Hoje existem diversas marcas de rações no mercado que suprem necessidades específicas de cada peixe. Faça uma escolha pela qualidade e não pelo preço, pois lembrem-se “no aquarismo o barato sai caro”. As rações importadas tem melhor qualidade que as nacionais, sujam menos a água e alguns dizem que dão mais vida as cores dos peixes(TETRA, SERA), mas existem rações nacionais que são muitos boas, que eu uso e aprovo, como a ALCON, vai de cada aquarista, mas dou a maior força para as marcas nacionais que estão crescendo a cada dia.
A ração deve ser dada de 2 à 3 vezes ao dia, sem exageros, pois excesso de ração pode ser fatal para um aquário, deve se dar o necessário, na quantidade que seja devorada tranquilamente dentro de 5 minutos pelos peixes, NÃO PODE SOBRAR!!!!
Existem ainda alimentos vivos, artêmias, larvas de mosquito, bicho do amendoim, dentre outros, que são muito apreciados pelos peixes e alevinos, pois é uma rica fonte de proteína que dá saúde e recupera peixes.

TPAS(Trocas Parciais da Água) e MANUTENÇÃO

As TPAS ou trocas parciais de água, são importantíssimas para manter a qualidade do seu aqua. Elas podem ser feitas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, vai de cada aquarista. As TPAS consistem na retirada de uma porcentagem da água do seu aquário através de um sifão(mangueira especial que retira detritos do substrato) e a reposição da quantidade retirada e varia de acordo com o seu sistema de filtragem, tamanho do aqua, população. Por exemplo, eu sou adepto de trocas quinzenais, troco 30% da água a cada 15 dias. A água que entra no aqua deve ter as mesmas condições da que está no seu tanque, ph, temperatura(esquente no fogão) e sem cloro. Dou uma dica, deixe separado um recipiente com a água que você vai colocar no aqua, como vai esperar 15 dias, o cloro vai evaporar, depois é só ajustar o ph e esquentar.
As TPAS servem para melhorar as condições da água e junto com elas aproveite para fazer as manutenções, podas das plantas, sifonagem, lavagem dos objetos filtrantes...ATENÇÃO, nunca lave seu aquário por inteiro ou troque toda a água, é fatal...CERTO!!!!


AJUSTANDO O PH

Existem nas lojas especializadas testes de ph que servem para verificarmos os valores. Existem também produtos que corrigem o ph, porém existe diferença entre acidificar e manter ácido, os chamados ACIDIFICANTES e os ALCALINIZANTES, alteram o ph por algumas horas, porém voltam ao estado inicial passado algum tempo, para manter ácido ou alcalino necessitamos de uma fonte maior de tamponador, por exemplo, para acidificar o melhor método é usar turfa no filtro(amolece a água), já para manter alcalino devemos colocar um saquinho de conchas no filtro, esses são os que eu recomendo, mas existem outros produtos que fazem esse papel, como Acid Buffer(acidificante) e dolomita(alcalinizante). Outro acidificante é a injeção de co2, porém este exige conhecimento do aquarista, por culpa das suas variações, já os famosos troncos acidificam a água, mas de maneira muito lenta, necessitando de grandes quantidades, pois eles liberam ácidos húmicos de forma lenta, existem métodos mais eficazes.


Era isso, até o próximo post...abraços...
alemaumsm@bol.com.br

Nenhum comentário: