sexta-feira, 29 de junho de 2007

ARUANÃ(Osteoglossum bicirrhosum)

(imagem retirada do site http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/images/silver_arowana.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)


Origem: Brasil, Amazonas
PH: 6,8 a 7,0
Temperatura: 26° a 28°C
Tamanho: até 70cm Aquário: grande
Comportamento: predador.

O Aruanã é um peixe que normalmente é encontrado nas lojas bem pequeno, porém, deve se ter em mente que ele cresce muito, podendo chegar a 70cm e a uma velocidade incrível, são animais graciosos dentro do aqua, se alimentam de artêmias, minhocas, larvas de besouro, pequenos peixes, insetos, camarões e pequenos pedaços de carne.
Peixe de escamas, segundo estudiosos, é o único peixe brasileiro de escamas que possui barbilhos, ele vive na beira dos lagos, ao longo dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre à espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.
Ele nada logo abaixo da superfície com os barbilhões projetados para a frente, mas a função dos barbilhões ainda é desconhecida. Em águas pouco oxigenadas, os barbilhões podem ser utilizados para conseguir oxigênio na superfície da água. O aspecto mais característico do comportamento alimentar do Aruanã em ambiente natural é a habilidade de saltar fora d'água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós. Um indivíduo adulto pode saltar mais de 1 metro fora d'água, por isso não precisa nem fala que no seu aquário é indispensável uma boa tampa. Todas as espécies são originárias de regiões temperadas, apreciam temperaturas mais elevadas (26 a 30 graus Celsius), muito moles e ácidas (PH de 6,8 a 7.0 para as espécies asiáticas e africana e 6,8 a 6,0 para as espécies sul-americanas).
O seu aquário deve ter uma litragem de no mínimo 300 litros, pode ter algumas plantas sem problemas, mas é importante ter bastante espaço para ele poder nadar com tranqüilidade.
No que diz respeito a doenças, os Aruanãs são bem resistentes, mas são muito sensíveis as altas taxas dos compostos nitrogenados, o que faz a TPA um fator importante. O Aruanã é ovíparo, a sua reprodução é muito difícil de ser conseguida em aquário, o ideal seria um tanque só pra isso, os ovos são depositados pela fêmea a imediatamente fertilizados pelo macho, a incubação é feita na boca do macho, às vezes também pela fêmea.
Se você deseja ter um Aruanã em casa e é inexperiente, recomendo ler muito e adquirir experiência com outros peixes antes de tê-lo, é um peixe que exige alguns cuidados e uma boa infra-estrutura, tanto de filtragem como de espaço, mas é um animal incrível, que faz muito sucesso na Ásia e que aqui no Brasil já é desejado por todos os aquaristas....um abraço...
Aruanã se alimentando

Nenhum comentário: