segunda-feira, 4 de junho de 2007

ESPÉCIE RESSURGE DAS CINZAS 30 ANOS DEPOIS


(imagem retirada do site http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL46447-5603-1853,00.html sem fins lucrativos ou obter vantagens)

O site http://www.globo.com/ publicou uma reportagem muito interessante sobre um peixe que não era visto a quase 30 anos, isso mesmo, trata-se do Anthias salmopunctatus, um dos animais mais raros e ameaçados do mundo. Ele possui 6cm de comprimento e foi avistado pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),nos paredões de um pequeno arquipélago no Oceano Atlântico, chamado Penedos de São Pedro e São Paulo.
O Salmopunctatus só havia sido localizado uma vez, em 1979, data em que a espécie foi descrita, depois disso varias expedições foram levadas aos Penedos e nunca o localizaram, o que pode ter contribuído para isso é o fato deste animal se misturar a cardumes de outros peixes a profundidades de até 55m.
O peixe vive em grupos de 5 a 10 indivíduos nas fendas dos paredões, se aventurando a sair destes locais com a companhia de cardumes de outros peixes, o que é considerada uma estratégia de defesa, já que ele não é um predador e se alimente de plâncton e pequenos crustáceos.
Veja a notícia completa no link http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL46447-5603-1853,00.html


Um abraço... alemaumsm@bol.com.br

Nenhum comentário: