Olá, se você esta em um momento da aquariofilia onde somente ter os peixes e dar boas condições de vida não basta, você quer algo mais desafiador e novo, pois bem, está na hora de você reproduzir, hehe, e o mellhor jeito de começar é com a reprodução dos simpáticos PLATIS.
Os Platis e Poecilídeos em geral, têm uma reprodução muito fácil de ser conseguida, basta apenas ser dadas as condições corretas de vida, como água de qualidade, temperatura e ter um macho e uma fêmea no aquário, além de plantas, pronto...mas é sempre bom algumas dicas para ter um padrão de trabalho, irei passá-las pra vocês.
É recomendado que haja mais fêmeas do que machos no aquário, cerca de 3 fêmeas para cada macho, porque os machos ficam "correndo" atrás das fêmeas de maneira intensa, o que pode acarretar no estresse dos animais. Os machos são facilmente diferenciáveis das fêmeas, pois eles são, em geral, menores que as fêmeas e apresentam o gonopódio, que é o órgão sexual masculino. O gonopódio é uma nadadeira anal modificada por onde passam os espermatozóides que irão fecundar os óvulos no interior da fêmea, no momento do acasalamento.
Eles alcançam a maturidade sexual com 4 meses, uma curiosidade é que a fêmea guarda espermatozóides em seu oviduto, podendo dá até 7 crias na ausência de machos. o acasalamento se da de forma rápida, depoios de um breve cortejamento, após aproximadamente 4 semanas surge uma mancha escura na barriga da fêmea, próxima à fenda urogenital, e esse é o sinal de que logo nascerão os filhotes. Mesmo quando a fêmea não está em contato com nenhum macho pode ter filhotes, porque ela armazena esperma por um período de 8 a 15 meses e a cada 3 ou 4 semanas, os óvulos que se formam são fecundados pelo esperma que ficou reservado.
Podem nascer mais de 100 filhotes, desde jovens, já se alimentam de ração em flocos ou pó, também deve ser oferecido infusórios, a temperatura deve estar em torno de 27 graus, você deve separá-los dos pais.
Tenha em mente que esses animais se reproduzem de maneira assustadora, estão você deve ter preparado um aquário para eles ou uma loja para revendê-los, ok!!! Boa sorte... alemaumsm@bol.com.br
10 comentários:
legal me ajudou
Eu fiz assim peguei uma Bacia Transparente Retangular de 13 cm de altura de 20 de largura e 40 de comprimento coloquei plantas mais não coloquei pedras e nem outro tipo de substrato vai dar certo?? são 1 macho e 3 femeas
Legal
Legal mesmo.
Muito legal. Ja consegui reproduzir. Hoje suspeitei q um dos bebês estava grávida. E vim descobrir por meio deste artigo q a maturidade vem aos 4meses. Muito rápido. Ela ainda nao esta do tamanho adulto, pequena, e esta prestes a parir os filhotes
Muito legal. Ja consegui reproduzir. Hoje suspeitei q um dos bebês estava grávida. E vim descobrir por meio deste artigo q a maturidade vem aos 4meses. Muito rápido. Ela ainda nao esta do tamanho adulto, pequena, e esta prestes a parir os filhotes
Ola eu tenho q trocar as fêmea pra outro aquário pra dar os filhote
Olá, hj observo que a fêmea está com o ponto vermelho e protuberância no abdômen, só que o aquário tem dois machos e três fêmeas, sendo dois platys machos e uma fêmea.
Observei tbm q o macho maior fica o tempo todo nadando perto da fêmea ovada e qndo o outro macho da mesma espécie se aproxima leva várias bicadas.
Vou colocar o casal em outro aquário e queira saber de vcs como fazer..
Acabei de compra um peixe espada e acho que ela estar grávida como posso identificar
Maioria dos sites dizem que atingem a maturidade sexul com 8 meses aqui diz 4meses são 8 ou 4 meses? Heheh
Postar um comentário