segunda-feira, 20 de agosto de 2007

REFORMULANDO MEU NANO PLANTADO DE 20 L

Olá galera, estou reformulando meu nano plantado de 20 litros, mudei tudo desde a flora até o substrato!!! Bom, antes possuia um solo composto de laterita, terra vegetal e basalto, não tive nenhum tipo de problema com ele, só que resolvi tentar algo que nunca tinha feito, trocar o basalto por AREIA DE RIO BARRENTO, pois achei que iria dar um efeito mais natural, o que realmente aconteceu. Porém, este experimento poderia dar muito errado, pois a areia de rio barrento é quase uma terra vermelha, atente quase, não é terra vermelha...mas mesmo assim tinha medo de não conseguir deixar a água pura e cristalina, no entanto resolvi encarar o desafio.
Primeiro fui em um rio da região e peguei cerca de 10 kg de areia barrenta, meu aqua possui 20 litros, mas mesmo assim peguei para não faltar, chegando em casa imediatamente a coloquei em um balde com água e comecei a lavar....noooooossa quase desisti, laveeeeeeeeeeeeeeiiiii muuuuuuuuuuuuuuuiiiito, hehe, quase umas 4 horas lavando a areia, já fiz pra garantir, até que obtive o resultado que gostaria, ela parou de escurecer a água. Então apliquei o substrato de terra vegetal e laterita e logo após a areia, enchi de água, liguei a filtragem e o aquecimento e pronto, água cristalina em cerca de 1 hora(filtro interno caseiro com 140 L/h, perlon, carvão ativado e eletrodutos, improvisado até a confecção do externo), ainda introduzi um guppy que habitava o aqua antes, visto que utilizei a mesma água já ciclada da montagem anterior... Já coloquei algumas plantas, estou ainda definindo o setup, mas já da pra se ter uma noção de como esta ficando... seguem as fotos e na medida que o aqua for evoluindo vou postando aqui no blog...

Um abraço...

alemaumsm@bol.com.br

Nenhum comentário: