terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ibama muda regras para comercialização de peixes ornamentais

Segundo notícia publicada no site http://www.globo.com/ , o IBAMA mudou algumas regras para a comercialização de peixes ornamentais. A exportação agora vai ficar mais fácil e a captura de espécies como a arraia foi autorizada. A arraia é muito procurada por donos de aquário do mundo inteiro. Desde 2005, estava proibida de ser capturada no Brasil. Uma instrução normativa do Ibama, publicada no final de outubro, permite a captura de 20,6 mil animais nos Estados do Pará e do Amazonas. Das seis espécies liberadas, quatro são encontradas em rios amazonenses. A lei determina também o tamanho máximo dos animais que pode ser de 14 ou 30 cm, dependendo da espécie, com a proteção da arraia no período reprodutivo.
Oitenta por cento das exportações de peixes ornamentais do Brasil saíram da região do Alto Rio Negro, no Amazonas, onde cerca de duas mil famílias dependem da atividade.

Qual sua opinião sobre isso? no vídeo você pode ver uma representante do IBAMA afirmando que o controle será rígido, pois existem regras de tamanho do animal a ser capturado, em épocas de reprodução é proibida sua captura e mto mais, porém, será que essa fiscalização vai ser realmente eficiente, pois como vocês devem saber na Amazônia falta efetivo nos órgãos responsáveis por este trabãlho, para se ter uma idéia existe um fiscal para uma região que equivale a duas São Paulo...é, esse é o Brasil, só nos resta aguardar.

Nenhum comentário: