segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NOVOS PEIXES E UMA CONSTATAÇÃO




Corys para o aqua de Bandeiras (já possui 3 corys)


Passei todos os meus aquários para uma sala externa que construi só para eles, como ainda estou arrumando as instalações não postei nenhuma foto e vídeo, mas logo estarão aqui. Ocorre que retirei 4 aquários do meu quarto, porém ficaram 2 de 20 litros cada, um com um Betta e outro com alevinos de Guppy. Ontem a noite resolvi passar os alevinos para um aqua na salinha, deixando o aqua do meu quarto sem peixes, então me veio a idéia de colocar alguns espadinhas, pois adoro poecilídeos, sai a caça, fui em duas lojas da minha cidade, acabei comprando algumas belas corys para meu aqua de bandeiras e três belos espada. Mas me ocorreu um fato que fiquei pensativo, durante o período em que estava nas lojas, como conheço os donos sempre fico um tempo conversando com eles, escutei algumas histórias de clientes que me fizeram concluir que apenas 1% de todos os aquaristas sabem realmente manejar um aquário, a maioria é super mal informada!!! Gente, um cara entrou na loja e já chegou falando, "Bah...nem sabe... os 11 NEONs que eu comprei semana passada com o senhor morreram, acho que foi por não ter TERMOSTATO...me ve um termostato e uns cinco NEON", eu quase tive um treco ouvido tamanha ignorância, mesmo sabendo que sua parcela de culpa é mínima, pois o lojista deveria orientá-lo na ocasião que isso era um erro, porém não o fez, mas eu conversei com o rapaz explicando o que ocorrera, então ele levou somente o termostato.
Na outra loja, me deparo com um casal, eles estavam com uns 5 kinguios no saquinho, quando um atendente questiona a senhora, "Vocês possuem as placas de fundo?", ela responde "SIM!!!", o atendente retruca, "É um sistema ultrapassado, porque não muda para um filtro externo...", a senhora olha o filtro e diz "É que meu aqua não é muito grande, não tem necessidade", então ela aponta o tamanho do aqua, gente, era sem mentira, um de no máximo 30 litros e ela levando 5 kinguios telescópios, eu não aguentei e falei que estava errado, explicando como proceder, dai eles ficaram chateados, mas acabaram levando todos os animais dizendo que deixariam alguns com um sobrinho que possui aquario até comprar um maior.
Pessoal fico muito triste com essas histórias e concluo que a minoria das pessoas entendem de aquarismo realmente, o resto apenas tem os peixes...realmente não sei qual o futuro do aquarismo, sou defensor da proibição da venda de espécies coletadas, sendo somente liberadas peixes criados para este fim e fico mais triste ainda por não haver uma fiscalização mais severa e dura neste sentido, punindo lojas e lojistas que só pensam em vender. Estou montando um projeto na minha cadade, aonde nós aquaristas vamos fiscalizar as lojas e os vendedores afim de uma melhor qualidade do hobby.

2 comentários:

Unknown disse...

Pois é, o pior é que muito logista cultiva isso achando que vai dar mais lucro.
Quando Eu estava numa loja o cara que é Veterinário e Biólogo queria vender kinguios e discos pro cara colocar no mesmo aquário... acredita?
Fala sério...

Abraço!

AquariofiliaBR disse...

É...infelizmente todo mundo tem uma históra absurda pra contar, mas o aquariso o Brasil esta se poplarizando e um dia essas gafes maldosas serão menos constantes...Obrigado por comentar...