sábado, 17 de janeiro de 2009

ALFACE D'ÁGUA (Pistia stratiotes)

(FONTE IMAGEM: http://www.biosci.ohio-state.edu/pcmb/osu_pcmb/images/greenhouseimages/pistia.jpg )

Uma bela planta de superfície/flutuante, com exigências mínimas e muito comum em lagos ornamentais, essa é a melhor definição para a Alface D'água. É uma planta comum na América do Norte, pertence a família das Araceae, não é tão exigente quanto à iluminação(ideal luz do sol) e ph(6,0 – 7,5), sua principal característica é o crescimento lento porém constante e sua reprodução descontrolada quando cultivada em condições ideais. Em aquários pode se desenvolver de forma desgovernada, prejudicando a iluminação, portanto deve ser sempre bem observada e podada, seu habitat ideal são os lagos ornamentais e fontes, servindo até mesmo de alimento e local de desova para carpas e kinguios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber onde compro esta planta, pois onde moro não tem. Moro em Votuporanga SP

Anônimo disse...

olha aki na minha propriedade é praga ... é só vir buscar!!! tomou conta de dois açudes ... a gente limpa e cresce denovo e cresce muito rápido!!! é praga fiquem longe dessa planta.. deu maior prejuízo aki!!!

Anônimo disse...

Olá,
Tenho um lago com Carpas na região serrana do RJ. Daí... estava pretendendo colocar a erva de santa luzia (alface d’agua) e... fui pesquisar e... soube que essa erva não é indicada pra Carpas, e sim apenas na época da desova. Procede essa informação? pois não entendi, no Jardim Botânico do RJ tem o lago com essa erva e carpas. Obrigado pela atenção. Boa Quinta!
Bia Pinheiro