quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Acidentes Causados por Animais em Aquários

(FONTE IMAGEM: http://www.cipywnyk.net/mtblog/images/lion_fish_washington_aquarium_20060507.jpg)

Tanto o aquarismo marinho como o de água doce são sem dúvida nenhuma um dos hobbys mais fascinantes que existem, pois você tem a oportunidade de recriar um ambiente natural com animais extremamente exóticos em sua casa. A maioria dos animais criados em aquários não nos trazem nenhum problema, é um hobby bastante seguro, mas, como sempre em tudo existem os dois lados da moeda, existem animais que podem causar estragos muito grandes em nosso sistema corporal, trazendo até mesmo risco de vida, é por isso que o aquarismo demanda muito estudo e pesquisa afim de evitar a perda de peixes por uma simples desinformação e ainda evitar algumas conseqüências que normalmente não estão nos planos de ninguém, como por exemplo uma mordida de um peixe carnívoro, o envenenamento causado pelo ferrão de alguma espécie ou até mesmo uma infecção causada por um simples arranhão, fatos que são muito comuns, mais do que a gente imagina.
Este artigo tem por objetivo orientar e informar o aquarista iniciante que deseja se aventurar neste mundo, mostrando que com alguns cuidados básicos podemos evitar estes problemas.
Em um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, foi comprovado que em 300 acidentes causados por animais aquáticos, 12 ou 4% do total foram causados por animais venenosos em aquários. Cinco infecções bacterianas e uma fúngica foram identificadas após traumas em aquários, o que mostra que acidentes são comuns e a maioria se dá pela falta de informação em relação ao manejo desse animais.
No aquarismo de água doce o maior risco está em mordidas de peixes carnívoros, ferroadas e infecção causadas por bactérias existentes na água. Em aquário com peixes como Piranhas, Aruanãs , Gars, Arraias, Mandi, Bagres, Oscars e Tartarugas devemos evitar a manipulação com as mãos, devendo ser usado pinças e produtos específicos para isso, afim de evitar mordidas traumatizantes, que podem até arrancar um dedo, no caso de Piranhas ou machucados que poderiam gerar além de muita dor e alguns pontos, uma infecção causada pelas diversas bactérias e fungos presentes na água, que poderiam causar tétano e gangrena. Arraias são responsáveis por causar um dos mais graves envenenamentos por animal aquático que se tem relato e sua venda cresce a cada ano, é só um exemplo.
No aquarismo marinho o número de espécies perigosas aumenta bastante em comparação ao de água doce, as anêmonas e os cnidários podem causar irritações cutâneas tão dolorosas como as provocadas por águas-vivas e caravelas. Os ouriços-do-mar podem introduzir suas espículas corporais na pele de quem o manipular sem os devidos cuidados. A retirada é difícil, feita somente em ambiente hospitalar.

(FONTE IMAGEM: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=283)

Um animal que já é famoso e temido é o Lion-Fish, Pterois Volitans, um animal venenoso que possui diversos espinhos nas nadadeira dorsais, capazes de injetar veneno. O veneno não é fatal aos seres humanos, mas pode causar desde dor e inchaço a fortes reações alérgicas, exigindo hospitalização da vítima. Os Peixes- Cirurgião, Acanthuridaae, os quais pertencem os Tang, possuidores de lâminas afiadas na cauda, existem também as Moréias, animais muito territoriais e que gostam de abrigos formados por rochas, possuem uma mordida poderosa e uma saliva tóxica que causa uma dor extrema.
Arraias marinhas também possuem um ferrão que dependendo do tamanho da espécie pode ser até fatal, mas em geral sua ferroada causa dor forte e pode até causar uma infecção aonde a única salvação é amputar o membro, mesma consequencia trazida pelo Peixe-Escorpião (Scorpaenidae).
Portanto, não é necessário evitar estes tipos de peixes, mas apenas aprender a respeitá-los e manejá-los, seguindo esses cuidados você nunca terá problemas com eles. Em caso de acidente lave o local imediatamente com água e sabão, retire fragmentos de ferrão ou outro material causador do machucado e aplique um antiséptico. Em caso de envenenamento por peixe, coloque o local imediatamente em água quente e contate um médico, espículas de Ouriços-do-Mar devem ser retiradas em hospitais, pois são quebradiças e podem trazer problemas futuros. Acidentes por corais, anêmonas e, mais raramente, por águas-vivas e caravelas podem ser controlados por compressas ou imersão do local acometido em água marinha gelada, jamais com água doce. Mas sempre o mais indicado é procurar a ajuda médica imediatamente.

(FONTE IMAGEM: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=283)

(FONTE IMAGEM: http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=283)

FONTES ARTIGO: http://www.anaisdedermatologia.org.br/public/artigo.aspx?id=122

Nenhum comentário: