terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

SUBSTRATO COM FOLHAS SECAS - AMAZÔNICO

(FONTE IMAGEM: http://www.aquariofilia.net )

O substrato de folhas secas remonta um ambiente muito apreciado por peixes da bacia amazônica, como Apistos, além de crustáceos e outros animais que necessitam deste ambiente para se proteger ou se alimentar. Esse tipo de solo no aquario funciona muito bem como decoração, além da fidelidade do ambiente que é sempre muito importante. Para recriá-lo o ideal é usar folhas do gênero Quercus, de preferência carvalho, por culpa do tamanho, mas nada impede que sejam usadas folhas de sobreiros e azinheiras, além da folha da amendoeira.

(FONTE IMAGEM: http://www.aquariofilia.net )

Antes de introduzi-las no aquário devemos tratá-las, esse tratamento se é feito da seguinte forma:
Em primeiro lugar as folhas devem estar secas, mortas, depois devem ser lavadas com água corrente, nunca fervidas pois perdem propriedades importantes, após este procedimento você deve colocar as folhas no fundo de um recipiente como um balde por exemplo, podem ser fixadas com pedras, afim de encharcar as mesmas, a água deve ser mudada com freqüência. Você saberá o momento certo de colocar as folhas no aquário quando ao retirar as pedras elas nao flutuarem mais, deve durar em torno de 10 à 15 dias, só então podem ser colocadas dentro do tanque. Folhas liberam ácidos húmicos, potanto criam aquele famoso "chá", mas este é eliminado pela filtragem e TPAS, devem ser substituidas de tempos em tempos. (FONTE: REVISTA BIOAQUARIA- 01-"LEITOS DE FOLHAS", PÁG. 06)

(FONTE IMAGEM: http://conservationreport.files.wordpress.com/2008/10/south-american-leaf-fish1.jpg )

3 comentários:

EdsonW disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EdsonW disse...

Aproveitanto esse post muito bacana, e esses aquas lindos, gostaria de saber que tipo de cola eu uso pra colar um aqua que estou montando de 100l

AquariofiliaBR disse...

A cola tem de ser sem fungicida ou antimofo, te recomendo Silastic.