quinta-feira, 12 de março de 2009

CASCUDOS

(FONTE IMAGEM: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq5fqo52-0VPzU20wzn1nP1AyIvZ4bO81FyaFvq7HPBpXFc7Pg_sxW0CzkLi8HfMWom_teFzfd2A2u-aqudSoAcYNY8oA96pzk02NHhvx-uiaFA3vFyZzn1sprotgf2EjxaeajTjXNmEY/s400/pleco.jpg )

Esse informativo foi publicado por mim em uma comunidade de aquarismo do orkut, então resolvi postar aqui no blog devido a grande quantidade de emails recebidos sobre dúvidas em relaçao a esses peixes.

Origem: Bacia Amazônica, América central
Família: Loricariidae (Loricarídeos)
PH: 6,8 à 7,0 Temperatura: 25°C a 29°C
Tamanho: algumas espécies passam de 30 cm Aquário: mais de 100 litros
Comportamento: sociável

Também chamados de “acaris”, “plecos” ou “limpa-vidros”, os cascudos são animais de fundo com hábitos noturnos, porém não impedindo que passeiem pelo aquário durante o dia, possuem um revestimento de placas ósseas, um corpo fino encaixado em uma cabeça saliente e achatada, com sua boca voltada para baixo, o que facilita prender-se através dela em pedras, troncos e vidro do aquário afim de alimentar-se. São animais que necessitam de um ótimo sistema de filtragem, com muita agitação na água, devido a sua grande necessidade de oxigênio, além de tocas, plantas, pedras e troncos(tanino). Eles vivem muito bem na faixa de 6,8 à 7,2, porém se adaptam melhor ao ph ácido, de preferência entre 6,8 e 7,0, mas existem algumas espécies que vivem muito bem em ph alcalino.

-------------------------------------------------------------
ALIMENTAÇÃO

Cascudos estão sempre se alimentando, comem sem parar, devido ao seu gasto de energia, pois na natureza eles habitam lugares com muita correnteza, como córregos de rios, comendo algas presentes em pedras, tanino, presente nos troncos, pequenos crustáceos e matéria orgânica. Muitas pessoas tem uma imagem errada deste animal, os rotulam como “comedores de dejetos e algas”, isso é uma gafe tremenda, cascudos não comem dejetos, eles necessitam de uma alimentação balanceada com algas, vegetais como batata e abobrinha, além de ração de fundo e tanino, que está presente nos troncos. Ofereça uma rodela de batata a noite, apenas lave e jogue dentro do aquário retirando pela manha, no início eles não vão comer mas insista até que comam. Outra dica é colocar pedras dentro de uma bacia e no sol por alguns dias, afim de criar aquele limo em cima da pedra, depois só coloque dentro do aquário.
-------------------------------------------------------------
PORQUE CASCUDOS MORREM?

Muita gente não consegue ter êxito na criação de cascudos e acabam o rotulando como peixe frágil, o que não é verdade, o erro está na gente e não neles. Esses animais passam por um trauma gigantesco desde a sua captura até chegar na sua casa, alguns exemplares ficam sem comer durante semanas, chegando extremamente debilitados vindo a morrer. Outro fator é a ignorância das pessoas no sentido da alimentação, não oferecendo nada além dos vidros do próprio aquário para eles se satisfazerem. O ph é outro fator que contribui muito, pois eles necessitam de um ph ácido e devem ser muito bem adaptados antes de serem inseridos no novo ambiente.


ATENÇÃO: Uma técnica muito utilizada para evitar parasitas e caramujos é a aplicação de SAL no aquário, porém devemos atentar que cascudos e peixes de couro são sensíveis a ele, vindo a morrer, portanto se você possuir algum cascudo no aqua não aplique sal nunca!!!!

Cascudos são um dos animais mais injustiçados por nossa ignorância nos aquários de todo o mundo, por isso cabe a nós aquaristas desrotular esses animais e tratá-los como atores principais e não como meros coadjuvantes no aquário, pois são peixes iguais a todos os outros e merecem nosso respeito, portanto se for adquirir um cascudo aplique as dicas mencionadas acima e vai ver como terá um lindo peixe saudável por muitos anos.



11 comentários:

Anônimo disse...

Outro ponto frágil do cascudo é a introdução de cerâmica de filtragem no aquário sem proteção. Eles tentam e alimentar dela e morrem em poucos horas. Assim como não se deve colocar nada com gesso, como ração para viagem. Não entendo porque se atraem por esses produtos, mas já perdi dois e estou dando esse conselho para que mais animais não venham a morrer.

Caminhante disse...

Tenho um aquário pequeno, tive outras espécies de peixes que foram morrendo e com o tempo ficaram apenas três cascudos. Contra todas as expectativas(pelo que ando lendo), esses peixes estão vivos e convivendo pacificamente a 3 anos e meio. O único cuidado que tenho com eles é alimentar uma vez por dia com ração de peixe de fundo. Aprendi a admirar estes guerreiros, verdadeiros sobreviventes.
Um deles fugiu do aquário de noite pois tinha esquecido de colocar tampa e só fui descobrir seu paradeiro depois de mais de 12horas. Estava seco debaixo da geladeira e antes de joga-lo fora, resolvi lava-lo. Para minha surpresa ele estava vivo e voltou a se mover. Já faz mais de dois anos que isso aconteceu e ele continua muito bem.

Unknown disse...

Quanto tempo vive um peixe cascudo sem comer?

Anônimo disse...

TENHO UM CASCUDO DE MAIS DE 35 CM, E NAO TENHO AQUARIO PROPRIO PARA ELE QUERO VENDER
EMAIL : oxitomoreira@hotmail.com ARIQUEMES RO

Anônimo disse...

bom galera depois de perder dois graças a pesquisas de gente esperiente como vcs,falo com muito orgulho que o meu ta enorme e vivendo muito bem,ele e lindo,nao sei como postar uma foto dele pois tentei e nao consegui pena.

Unknown disse...

Como posso armonizar a crianção de um Cascudo com Betas Fêmeas?

Unknown disse...

Tenho um cascudo a mais de 5 anos, hoje percebi que ele estava preso ao filtro do aquário pois tinha caído a tampinha, quando percebemos desligamos o filto, achavamos que ele tinha morrido, íamos retirar ele do aquário quando se mexeu. Nosso guerreiro.

Unknown disse...

Até agora não sabia pq meu cascudo tinha morrido,mais devido sua dica agora já sei,muito obrigado

Unknown disse...

Porqe o limpa fundo não come a rasão do fundo

Unknown disse...

Tanho um cascudo e 3 escalaries 7 cardinais 4 limpa fundos brancos posso juntar 1 discu o aquario é de 300l

Rods disse...

Coloque esconderijos para o cascudo. Principalmente troncos de árvore (tratados) q eles adoram. Tenho um betta macho com 2 cascudos, e vivem muito bem, poos tem habitos completamente diferentes