terça-feira, 31 de março de 2009

Colisa



Nome Científico: Colisa lalia
Família: Osphronemídeos Origem: Ásia
PH: 6,0 - 7,0
Temperatura: 28º C
Tamanho: 10cm Aquário: mínimo 80L
Alimentação: floculada em geral, bits e alimentos vivos
Comportamento: pacífico

A Colisa Lalia é um peixe muito colorido, muito fácil de se manter e que quando bem cuidado pode viver até 10 anos tranquilamente. Possui o órgão Labirinto, o mesmo presente nos bettas, responsável pela respiração na superfície. Na natureza são comuns nas águas paradas dos arrozais das regiões do Paquistão, Bengal, Índia e Bangladesh.
Colisas são pouco exigentes na questão do ph, preferindo o ácido, mas se adaptam muito bem ao alcalino, a filtragem deve ser de no mínimo 7 vezes o volume do aquário e devemos mantê-los em casais, afim de evitar disputas entre machos, vários exemplares somente em aquários com litragem superior a 150 litros, apesar de pacíficas os machos costuma ser mau humorados as vezes.
São animais muito recomendados para iniciantes e que possuem uma coloração magnífica, os machos possuem essa coloração mais viva, diferente das fêmeas que possuem uma cor mais opaca e menos densa. Sua reprodução em cativeiro não é difícil de ser alcansada e é parecida com a dos bettas, pois é formado o ninho de bolhas.



__________

Nenhum comentário: