sábado, 12 de setembro de 2009

Fechamento de exportadora de peixes ornamentais deixa empregos em risco



BARCELOS - Com o fechamento da empresa Turkys Aquarium – maior exportadora de peixes ornamentais -, aproximadamente 5 mil pessoas beneficiadas pela atividade extrativista ficaram sem renda. A empresa teve suas operações suspensas em agosto por decisão da Justiça do Pará.
No dia 03 de setembro, para tentar reaver a situação dos extrativistas, o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) informou que deverá entrar com um requerimento solicitando a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam).
- Já entrei em contato com o titular da Secretaria de Produção Rural do Estado (Sepror), Eron Bezerra, e ele afirmou que irá encontrar alternativas para reaver tal situação. Nossa principal segurança hoje é com os trabalhadores”, ressaltou. O comércio legalizado de peixes ornamentais representa 60% da economia no município de Barcelos e movimenta US$ 2 milhões por ano na região. Como maior exportadora do setor, a interdição da Turky's também prejudicou outras empresas do mesmo setor, comprometendo o emprego de de pessoas que dependem da captura legalizada de peixes ornamentais para sobreviver. O secretário de Meio Ambiente do município de Barcelos, Júlio Alberto Dias, disse que não questiona a decisão judicial que fechou a Turkyu’s Aquarium. Contudo, ele lembra que a empresa sempre mostrou estar de acordo com as normas e regulamento exigidos pelo Ibama para funcionar. O próprio Ibama, segundo Dias, emitiu uma nota técnica para atestar a regularização da empresa no Amazonas.
O prefeito de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB), afirmou que o município está pesquisando e estudando projetos de pesca de peixes ornamentais de caráter sustentável que possam beneficiar cooperativas que antes trabalhavam para Turky’s Aquarium. Ele disse que não descarta recorrer a iniciativa privada para conseguir recursos para ajudar os trabalhadores. - Desde que empresas tenham projetos que atendam as exigências ambientais, podemos criar parcerias. O que não podemos é deixar famílias da cidade sem nenhuma fonte de renda, afirmou o prefeito.
Aproximdamente 80% da produção de peixes ornamentais exportados do Brasil são oriundos do extrativismo, que está concentrado no Amazonas, sendo a região do médio rio Negro responsável pelo fornecimento de 90%. Desse percentual, Barcelos, com cerca de 25 mil habitantes, é responsável pela maioria da produção. (FONTE PORTAL AMAZÔNIA - SITE GLOBO.COM)


Confira a reportagem na íntegra clicando no link : http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=91783

Um comentário:

Anônimo disse...

Asher Benzaken é um porco que so explora os ribeirinhos sempre falou mal do povo brasileiro jamais quis naturalizar-se brasileiro deveria viltar para o sua terra