quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Patrocínio do Muriaé investe na criação de peixes Beta


O que para muitos pode parecer um hobby é uma das principais fontes de renda em Patrocínio do Muriaé. A criação de peixes Beta já possui 70 psicultores na cidade, que é considerada um dos principais polos do país.
Os peixes Beta são pequenos, coloridos e bem bonitos. Por isso fazem tanto sucesso. O psicultor Ozório Prado Filho tem 120 tanques para a criação dos peixes. E o que começou como um hobby hoje é a principal fonte de renda da família.
E o sucesso incentivou outros moradores de Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata, a investir no ramo. Hoje, já são 70 produtores na cidade que tem pouco mais de cinco mil habitantes.
Ozório mesmo já conseguiu espaço para construir novos tanques. Só que cuidar dos peixinhos não é tarefa simples. Um dos segredos para o desenvolvimento é manter os tanques em estufas, a uma temperatura bem alta, próxima dos 50ºC. Parece até uma sauna, mas apenas nestas condições eles sobrevivem e crescem.
Outro detalhe curioso: os machos ficam separados, cada um em uma garrafa plástica dentro do tanque. Como são muito agressivos, se ficarem juntos, podem até se matar.
Mas embora aparentem essa agressividade os peixinhos são encantadores. O psicultor Juarez Borges é um dos produtores pioneiros com sete anos de experiência. Ele conta que sempre foi encantado pelos betas e decidiu transformar a paixão em uma fonte de renda.
Além de bonitos os peixes são baratos: cada um é vendido a R$1.
____________________
Fonte: Portal Click

Nenhum comentário: