quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Piracicaba: Parque do Mirante terá três aquários e lagos


Obras vão receber 2.600 peixes, exóticos, da Amazônia e do rio Piracicaba

Piracicaba terá mais um aquário municipal, que funcionará no Parque do Mirante. O anuncio foi feito pelo prefeito Barjas Negri, que autorizou a licitação do projeto, com investimento de cerca de R$ 780 mil. O Aquário Municipal tem objetivo de auxiliar na educação ambiental, além de se tornar novo um atrativo turístico. "O primeiro aquário municipal foi instalado no Museu da Água e conta com peixes do rio Piracicaba. Com este novo projeto, vamos complementar as atividades de educação ambiental. O local servirá para estudos e conscientização sobre a importância da preservação do rio", destacou o prefeito Barjas.
O projeto contempla a construção de três aquários com 2.400 litros. Eles terão formato retangular, com 3m de comprimento, 1m de largura e 80cm de altura, decorados com rochas, plantas, troncos de aroeira e iluminação. Um deles contará com 17 espécies exóticas de peixes do mundo. O outro terá peixes pequenos da Amazônia e do mundo, contando com 23 espécies. O terceiro aquário trará 13 espécies de peixes pequenos do Rio Piracicaba. No total, serão cerca de 2.600 peixes.
Além da instalação dos aquários, serão construídos três lagos ornamentais com aproximadamente 25 mil litros cada um. Eles foram projetados para receberem diferentes espécies e ecossistemas. Um dos lagos contará com os peixes gigantes do Brasil, como o pirarara, tucunaré, pintado, pacu, pirarucu, entre outros. No outro lago estarão representados os gigantes do rio Piracicaba, como o pintado, o dourado, o corimbatá, piramboias, contando com 98 peixes de 13 especies. Já o terceiro lago contará com 52 carpas, que darão um colorido especial ao cenário. No total, os três lagos comportarão cerca de 250 peixes.
A concepção do projeto buscou ocupar toda a área de forma racional, buscando o conforto aos visitantes. Haverá a construção de três cachoeiras, quatro pontes que passarão por cima dos lagos artificiais e um deck. Os três aquários serão instalados na área central. O local contará ainda com um Café Cultural, que será um espaço comercial com entrada independente, podendo funcionar à revelia dos horários de funcionamento do Aquário Municipal. Também haverá área restrita a serviços de biologia, sanitários adaptados a deficientes e um salão convexo.
Para o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, a construção deste novo aquário terá grande importância. "Este é um investimento que vai complementar os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Educação Ambiental que funciona no Parque do Mirante. É uma oportunidade da população conhecer a riqueza da fauna que há em nossas águas. E isso colabora com a conscientização ambiental", disse.
O presidente do Semae, Vlamir Augusto Schiavuzzo, salientou que o projeto já foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) e seu prazo de execução, assim que licitada a obra e expedida a ordem de serviço, é de sete meses. "Além dos benefícios para a educação, o Aquário Municipal será mais um ponto turístico da cidade. É uma opção de entretenimento, educação e cultura que mostra a importância da água na manutenção da vida".
_____________________

Nenhum comentário: