segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ilha do Faial: empresa vai exportar peixe vivo para a Turquia


Uma empresa açoriana, registada na cidade da Horta, Portugal, vai exportar para um oceanário, em Istambul, capital da Turquia, cerca de 1.500 peixes de 50 espécies diferentes.
Os animais seguiram na passada semana, juntando-se a outros peixes, capturados em Olhão e em Peniche, e que têm o mesmo destino.
A captura de peixes vivos poderá ser encarada como uma alternativa à pesca tradicional.
A ideia surgiu em 2006 e não levou muito tempo a concretizar: uma empresa com sede no Faial, a Flying Sharks, está a exportar peixes vivos para vários aquários e oceanários em todo o Mundo.
Na passada semana, seguiram de barco para Lisboa três contentores de mercadorias com 19 tanques carregados com cerca de 1.500 peixes de 50 espécies diferentes.
Os animais, que vão juntar-se a outros capturados no Continente, destinam-se a um oceanário, em Istambul.
O biólogo Telmo Morato, um dos responsáveis pela empresa, disse à Antena 1/Açores que "esta pode mesmo ser uma actividade alternativa à pesca tradicional", adiantando que "só o fazem para oceanários de grande interesse nacional ou internacional e que têm um número de visitantes que justifique a exportação dessas espécies".
Com essa actividade -prossegue- "estamos a dar o exemplo que se pode explorar o mar dos Açores de um modo diferente".
Neste primeiro carregamento de peixes açorianos com destino ao estrangeiro, seguem cerca de 50 animais marinhos, como, por exemplo, raias, peixe-cão, moreias e ouriços, mas, também, espécies comerciais comuns, como o goraz ou a abrótea, que, habitualmente, não se vêem em oceanários-

Ricardo Freitas/Carlos Tavares
____________

Nenhum comentário: