sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ceará é o maior exportador do País


Fortaleza recebe variedades do mundo marinho e mostra por que o aquarismo é o 2º maior hobby do mundo
O Ceará é o maior exportador e produtor de peixes de água salgada do País. Quanto aos de água doce, o Estado é o terceiro grande produtor, segundo dados da Associação dos Criadores e Lojas de Aquário do Ceará (Aclace), de 2009.
Embora o aquarismo seja o segundo maior hobby do mundo, muito se tem dúvida sobre a criação doméstica. Pois isso, a Aclace realiza a 1º Expoagua Shopping Aldeota.
O peixe Nemo estampa o chão da exposição, localizada no primeiro piso do Shopping Aldeota. Da tartaruga marinha ao peixes japoneses, o espaço apresenta mais de 200 espécies. Dentre as que mais atraem a curiosidade, estão a raia, os peixes carnívoros e a moreia pintada, que só existe em águas nordestinas. Além de apresentar das espécies mais comuns as mais excêntricas, como o peixe-palhaço e os ciclídeos africanos, os representantes da Aclace tiram dúvidas sobre manutenção de aquários e cuidados necessários aos peixes. Leandro Araújo, um dos coordenadores da mostra, afirma que o aquarismo não dá tanto trabalho e nem é tão caro como se pensa. A "Expoagua" tem acesso gratuito até 20 de fevereiro, funcionando de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h30 às 20h30. Para as crianças serão oferecidas pinturas de rosto e uma atividade lúdicas.

Mercado em alta

A produção anual cearense de peixes ornamentais de água doce e salgada é de 500 mil unidades. Há, ao todo, 40 criadores.
Criam-se no Estado mais de 150 espécies diferentes, quase todas oriundas da África.
A comercialização, no Ceará, é feita por mais de 100 lojas, das quais apenas oito são formais, todas na capital. Para a exportação, a produção é totalmente absorvida pelos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro, ainda sendo pequena para atender à demanda estrangeira .
_______

Nenhum comentário: