sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Deputado promove repovoamento de peixes no Lago do Manso

O deputado Sérgio Ricardo (PR) promove mais uma vez a soltura de peixes nos rios de Mato Grosso. Neste sábado (19), o parlamentar soltará 200 mil filhotes de pacu no rio Quilombo. O evento acontece às 9 horas, na balsa da Vila de João Carro, (11 km do distrito da Água Fria) em Chapada dos Guimarães. A ação faz parte do Projeto Natureza Viva- Repovoando os Rios de Mato Grosso.
Nos últimos três anos foram mais de 20 milhões de filhotes de peixes soltos nos principais rios do estado como o Cuiabá, das Mortes, Jauru, Araguaia, Sepotuba e Paraguai, entre outros. “Nossa meta é repovoar os rios levando em consideração fatores como a pesca predatória que, consequentemente, diminuiu o volume de peixes, como também a construção da barragem da usina de manso que mudou o comportamento dos rios como no caso do rio Quilombo”, declarou o parlamentar.
Segundo Sérgio Riçado, a iniciativa tem também por objetivo cobrar da empresa Furnas a construção da Estação de Repovoamento de Peixes prevista no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado com o Ministério Público e que não vem sendo cumprido, assim como a implantação de uma escada de peixes na usina o que permitirá a restauração do ciclo natural de subida e desova das espécies daquela bacia hidrográfica. Os filhotes que serão soltos são da espécie pacu, medindo de 15 a 20 centímetros.
_______

Nenhum comentário: