quinta-feira, 17 de março de 2011

Peixe-boi ganha forte aliado



Diante da ameaça de os peixes-bois desaparecerem para sempre do Oceano Pacífico nos próximos 40 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu agir e lançou, por meio de seu programa para Meio Ambiente (Pnuma), o piloto de um projeto que pretende atuar na preservação desta espécie na região.
Enquanto aqui, no Brasil, o peixe-boi está exposto à caça ilegal e à própria vulnerabilidade da espécie (que vira alvo fácil das redes de pesca), no Pacífico as principais causas de ameaças são a caça direta e a pesca realizada por engano, de acordo com a ONU. O projeto pretende atuar junto às comunidades locais para estimular mudanças de comportamento, incentivando as pessoas a preservarem o animal.
A medida foi anunciada na República de Palau, na Oceania, em função do Ano do Peixe-Boi no Pacífico, que se comemora em 2011. Segundo a ONU, o animal vive sobretudo na costa da Austrália e nos Emirados Árabes Unidos, mas também ocorre em mares de ilhas no Leste da África.
O peixe-boi é o único mamífero aquático herbívoro e tem função ecológica importante na natureza. O animal ajuda a proteger outras espécies, como baleias, golfinhos e tartarugas, segundo a ONU. Por aqui, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, tem um setor especial para tratar bichos da espécie resgatados no Estado do Amazonas e desenvolve pesquisas para preservá-los e devolvê-los à natureza.
______
Fonte:
EPTV

Nenhum comentário: