sábado, 25 de junho de 2011

Rio São Francisco recebe mais de 30 mil peixes na Bahia


Globo Rural Online - O rio São Francisco ganhou mais de 30 mil novos peixes juvenis da espécie Curimatá pioa (Prochilodus costatus), que foram soltos em suas águas no trecho ao lado do povoado Nova Iguira, no município de Xique-Xique (BA). A ação, que colabora para a recuperação da ictiofauna do Velho Chico, foi uma parceria entre o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX),
da Codevasf, e a prefeitura da cidade.
Os pescadores da localidade comemoraram a iniciativa, que, para eles, também representa uma oportunidade de geração de emprego e renda. “O rio São Francisco é tudo, pois é através dele que se obtém o alimento, a renda e o lazer. Qualquer atitude que sirva para melhorar as condições do Velho Chico é sempre bem-vinda” declarou o pescador Adilson Coelho Nogueira, de 38 anos.
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, no povoado de Nova Iguira, teve o início de sua operacionalização marcado por uma desova de peixes em abril de 2009. Essa unidade da Codevasf passou a ser mais uma base para o desenvolvimento das ações relacionadas à revitalização, pesca e aquicultura no Médio São Francisco.
O centro possui atividades relativas ao aproveitamento de canais para piscicultura no perímetro de irrigação de Mirorós, em Ibipeba, e Baixio da Boa Vista, em Xique-Xique, e ainda à estruturação e implementação da criação de peixes em tanques-rede em rios e grandes reservatórios.
O 2º/CIX também está envolvido com a dinamização de Arranjos Produtivos Locais em espaços sub-regionais, em parceria com o governo do Estado da Bahia, prefeituras da região, Sebrae, colônias de pescadores , cooperativas de piscicultores e entidades da sociedade civil, visando ao desenvolvimento de atividades ambientais e de estruturação de projetos com foco na sustentabilidade da pesca e da aquicultura. 
__________

Nenhum comentário: