sábado, 9 de julho de 2011

"Pesquisa de cura para o diabetes? Pergunte ao peixe-zebra"


Hypescience - O peixe-zebra, muito comum em aquários, pode ser a chave para cientistas compreenderem o desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer de próstata e Alzheimer. Isso porque o pequeno peixe listrado é uma fonte de zinco que, em falta, pode ser um dos fatores que levam a essas doenças.
O zinco é essencial à vida humana. O mineral é encontrado em todo o corpo e está envolvido em muitos processos metabólicos que afetam a função do sistema imunológico, do cérebro e o desenvolvimento sexual. Apesar de o zinco ser usado no tratamento de uma série de doenças, como o diabetes tipo 2, ainda não está claro se a falta dele pode ser a causa do problema.
Em uma nova pesquisa realizada na Universidade de Londres, embriões de peixes-zebra receberam um sensor que, em contato com o zinco, fica fluorescente. A visualização foi clara, já que os embriões são praticamente transparentes. O zinco foi detectado em várias partes dos embriões, inclusive no pâncreas, o que pode ser determinante no estudo do desenvolvimento do diabetes.
O zinco tinha sido observado atuando em organismos inteiros pouquíssimas vezes. O sensor utilizado foi escolhido por ser sensível a identificação de zinco e não ânions, como ferro e cobre. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, espera-se que outros cientistas possam pesquisar essas e outras áreas importantes. [ScienceDaily]
___________
Fonte: Brasil Wiki

Nenhum comentário: