quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aquários podem tornar peixes agressivos


JORNAL DE NOTÍCIAS - Os aquários parecem, à primeira vista, serem ambientes tranquilos, mas se olharmos mais de perto poderemos dar de caras com um peixe dourado furioso.
Um novo estudo concluiu que os peixes ornamentais nos Estados Unidos (que se estimam em cerca de 182,9 milhões) correrem o risco de se tornarem agressivos, devido ao ambiente hostil dos aquários e tanques onde vivem, relata a BBC Discovery News citando um estudo publicado no Journal of Applied Animal Welfare Science.
“O bem-estar dos peixes de aquário pode não parecer uma questão importante, mas com tantos a viverem em cativeiro, este tornou-se um assunto importante”, explica o coordenador do estudo, Ronald Oldfield, um instrutor de biologia na Case Western Reserve University, num comunicado.
Este é o primeiro estudo sobre o impacto do ambiente dos aquários no comportamento dos peixes ornamentais, embora Ronald Oldfield tenha já feito experiências nesta área anteriormente. Na última experiência comparou o comportamento do Midas Cichlid (Amphilophus citrinellus) em diferentes ambientes: dentro do seu ambiente natural, num lago na Nicarágua; num tanque artificial num parque zoológico e em aquários.
Na experiência foram utilizados apenas peixes juvenis, para afastar a possibilidade de o comportamento agressivo se dever ao acasalamento, e foram criadas condições para que os animais não disputassem alimento ou abrigo. O investigador concluiu que nos ambientes mais “complexos”, que apresentavam rochas, plantas e outros ornamentos, os peixes eram menos agressivos. Oldfield defende que este tipo de experiência pode ser adaptada aos seres humanos, cujo comportamento também dependen muito do ambiente em que está.
Do ponto de vista de um peixe, sublinha, um aquário pequeno e pouco ornamental pode assemelhar-se a uma prisão, influenciando o comportamento do animal da mesma forma que tem consequências no ser humano.

___________

Nenhum comentário: