sábado, 8 de outubro de 2011

Pernambuco: Aquário com tubarão é interditado


O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (4), a interdição do aquário do Parque Dois Irmãos, onde um tubarão-lixa - espécie ameaçada de extinção - é mantido num tanque menor do que o recomendado. As medidas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), à qual o parque é vinculado, incluem, ainda, a instalação de câmeras e a contratação de sete funcionários para o setor de limpeza e manutenção do zoológico.
A medida é uma das recomendações da Polícia Civil para coibir o envenenamento dos animais. Nos últimos dois anos, 10 bichos tiveram a morte por intoxicação comprovada por laudos do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP). Os últimos foram dois veados, envenenados no mês de junho.
O número de câmeras não foi revelado. "Por orientação da Secretaria de Defesa Social, não informaremos a quantidade e os locais onde foram instalados os equipamentos", diz a diretora do parque, Silvana Silva. Segundo ela, animais receberão chip ainda este ano, outra medida de segurança.
O aquário está interditado desde o dia 1º de setembro. A principal atração do lugar é um tubarão-lixa fêmea - na lista de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados (Instrução Normativa Nº 5, de 21 de maio de 2004) - de cerca de 13 anos e 1,9 metro de comprimento. O tanque em que vive tem 4,4 metros (pouco mais que o dobro do seu tamanho), quando o recomendado é o viveiro ter ao menos três vezes o comprimento do animal.
O tubarão está no zoológico desde 2007. Foi transferido do Oceanário de Redinha Nova, em Natal, no Rio Grande do Norte. No local, que até o ano passado cobrava entrada, vivem também um peixe-elétrico, lagostas e peixes-palhaços.
Por ano, o parque gasta R$ 14 mil para alimentar com peixes, polvos e camarões os bichos mantidos em cativeiro. Uma vez por mês, desembolsa R$ 800 com manutenção de bomba e a aquisição de água do mar, transportada de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco, num caminhão-pipa.
__________

Um comentário:

ss disse...

Muito bom post. Pra quem também gostou e quer aprofundar ainda mais no assunto, sugiro este excelente artigo com absolutamente TUDO sobre a Sustentabilidade: http://www.construcaosustentavel.net/p/sustentabilidade.html