terça-feira, 8 de novembro de 2011

No Ceará, peixes são usados contra dengue


Portal da Saúde - No Ceará, uma experiência inusitada tem trazido bons resultados no combate à dengue. A iniciativa promove a distribuição de peixes do tipo betta aos moradores de vários municípios do estado. Os animais ajudam no combate à dengue, pois se alimentam das larvas dos mosquitos e são mais resistentes a ambientes poluídos ou com a presença de cloro. Os tanques onde foram introduzidos os peixes tiveram uma redução da infestação em 320 vezes. A diminuição da contaminação nas caixas d'água foi de 46 vezes e nos potes, em 16 vezes. O pesquisador responsável pelo projeto, Luciano Góes, conta que, de início, a ideia causou estranhamento de muitos, mas hoje já faz parte da vida da população, "E o mais importante. O uso dessa intervenção aproximou a população do controle porque as pessoas passam a se preocupar com o peixinho que está lá. Então, a ideia das crianças principalmente, isso aproximou o serviço da comunidade". 
O projeto foi apresentado na Expoepi, Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, em Brasília.

Reportagem - Marcelo Bebiano

Apenas é verificada uma gafe quando se afirma que os Bettas, "...são mais resistentes a ambientes poluídos ou com a presença de cloro...", e a qualidade de vida do animal? Alguém pensou nisso! Considero esse o único problema da iniciativa, porém, não deixa de ser uma grande arma contra a proliferação do mosquito, seria interessante orientar a população com relação a criação dos Bettas!
___________
Fonte: Portal da Saúde

Nenhum comentário: