domingo, 13 de maio de 2012

Procriação de Peixes se multiplica no Rio Paraná após norma instituída pelo Conama

 
Antes da década de 90, havia uma grande quantidade de peixes no Rio Paraná e nos seus principais afluentes. Com ocorrências de inconseqüentes ações predatórias, agravado pelos impactos sofridos na vegetação que protege os rios e lagos, a população aquática foi diminuindo gradativamente. Em 1.995 foram criadas as APAs Municipais e logo após, o Parque Nacional de Ilha Grande, os quais exigiram das autoridades uma forte atuação para evitar as agressões em todos ecossistemas aqui existentes. Somadas à suspensão da pesca no “período de defeso”, norma instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA intensificaram a fiscalização aos transeuntes, exigindo-se, proteção aos berçários naturais onde os animais se reproduzem e assim, a procriação de animais se multiplicou e o cenário de hoje se apresenta em estágio avançado de preservação, como bem mostrou na exibição do Globo Repórter dessa última sexta-feira.
Com as campanhas sobre a pesca regular no Rio Paraná e afluentes, vieram os defensores pregando respeito à natureza e assimilados, os pescadores conscientes de hoje ajudam a cuidar do Rio e toda área de amortecimento, resultando em aumento de várias espécies de animais. Os amantes da natureza vivem grande expectativa quando o clima está favorável à pesca, rapidamente realizam os rituais que antecedem o deslocamento e levam consigo uma maior expectativa de encontrar um local preservado para a captura dos peixes que desejam.
Para a natureza, o ser humano é próximo e bem vindo, às vezes a falta de educação é que os afastam. Façamos a nossa parte e deixamos de culpar os desacertos do sistema ou quem no passado só depredaram. O Brasil possui a maior reserva hídrica do Planeta, basta às pessoas, terem maiores cuidados e deixar de agredir essa riqueza que, embora lentamente, a “mãe generosa” se encarrega de recuperar.
Quem visita periodicamente os rios da região, percebem que houve significativos avanços nesse milênio, em relação à preservação do bioma. Muito embora, poucas pessoas continuam depredando o patrimônio natural é perceptível à evolução dessa reengenharia natural, que culminou em recuperação do nosso meio ambiente.
 
____________
Fonte: Paraiba.com.br

Nenhum comentário: