quarta-feira, 16 de maio de 2012

Saiba como planejar um espelho d'água em casa


TERRA - A água é um elemento forte no jardim. Um espelho d'água transmite tranquilidade, conforta, purifica e refresca. O espelho dágua, diferente do lago ornamental, é um artifício arquitetônico decorativo, tendo como objetivo principal complementar a ambientação. Geralmente é feito em áres sociais para proporcionar bem-estar.
Independente do formato do projeto, a água pode ser utilizada em movimento ou em repouso propiciando, além de beleza, a sensação de relaxamento. "Águas em repouso, com pouca profundidade, em forma de espelhos d'água se destacam por seus reflexos e ganham destaque em jardins", diz a paisagista Gabrielle Lasci, da Toro Paisagismo.
Para a tarefa, os materiais mais utilizados são os tijolos, cimento, estruturas de concreto, laguinhos prontos de plástico ou borracha, fontes prontas de cimento e sistemas com lona plástica que podem ser revestidos com pedras. A paisagista explica que "na área de revestimentos há uma infinidade de opções, no entanto é preciso cuidado para que o ambiente não fique artificial".
Ao se planejar um espelho d'água é preciso levar em conta as dimensões, para que fique balanceado e o traçado. "A harmonia visual surge quando você acompanha o desenho da área verde".
De fácil manutenção, basta optar pelo bombeamento por bicas ou usar cloro, este artifício arquitetônico acende um sinal de atenção. "É preciso ter cuidado para que o som da queda d'água não se torne um 'barulho'", ensina Gabrielle. Inspire-se nos projetos a seguir e planeje o seu espelho d'água em casa.

__________
Fonte: Site Terra

Nenhum comentário: