quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Aquário do Pantanal: Geradores do Aquário custarão R$ 1,3 milhão



A instalação de sistema de geração de energia elétrica de emergência que vai atender ao Aquário do Pantanal custará R$ 1,3 milhão ao Estado. O valor será repassado à empresa vencedora da licitação que foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 31 de janeiro, às 10h, e contemplará o fornecedor que ofertar o menor preço.
Previsto para ser entregue no aniversário do Estado (11 de outubro) do ano que vem, o prédio do Centro de Pesquisa e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, de Campo Grande, vai abrigar espécies provenientes das bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai e terá 17 mil metros quadrados, 16 grandes aquários dentro do prédio, além de cinco instalados na área externa. Com essas dimensões, o empreendimento sul-mato-grossense deve ser o maior aquário nacional e o primeiro de porte internacional do Brasil.
A contratação da empresa que vai fornecer a geração de energia elétrica faz parte da segunda etapa da obra, que constituiu uma Comissão Especial de Trabalho responsável por gerenciar as atividades do Centro de Pesquisa. Uma outra licitação, para contratar fornecimento de ar-condicionado, também está aberta, porém, o valor não foi repassado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
O povoamento dos 24 tanques do Aquário do Pantanal deverá levar seis meses para ser concluído, exigindo sofisticado esquema logístico que inclui doação ou aquisição de espécié de cativeiro, trabalho de captura diretamente nos rios e transporte dos exemplares em caminhões com tanques até o espaço do empreendimento. 

___________

Nenhum comentário: