terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Peixe passa por cirurgia para retirada de tumor em universidade do RS

Peixe passa por cirurgia para retirada de tumor no RS (Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação)
G1 - O Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo(UPF), no Norte do Rio Grande do Sul, realizou um procedimento incomum na semana passada: a retirada de tumor de um peixe. O paciente foi um goldfish, também conhecido como peixinho dourado, de oito anos de idade. O procedimento foi realizado no dia 15 de janeiro e envolveu uma equipe de nove profissionais. Segundo professora do curso de medicina veterinária e responsável pela equipe, Michelli de Ataide, a cirurgia realizada no peixe não é inédita, mas também não é comum.
Peixe passa por cirurgia para retirada de tumor no RS (Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação)
Procedimento envolveu nove profissionais
(Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação)
“São poucos locais que conseguem fazer um procedimento assim, pela complexidade que tem um procedimento cirúrgico e anestésico de peixes, ainda mais desse tamanho, bem como pela exigência de apurado e específico conhecimento da espécie, farmacologia, anatomia, fisiologia, anestesia e cirurgia”, disse.
Como o peixe depende da água para receber oxigênio, a equipe precisou entubá-lo para permitir a cirurgia. Além disso, o anestésico foi aplicado por meio da água de um tanque, onde ele ficou antes de iniciar o procedimento. Para evitar que o peixe sentisse dor, um analgésico foi aplicado no local da cirurgia. Com o pequeno paciente anestesiado, o cirurgião fez a remoção do tumor sem que tivesse riscos de hemorragia. A cirurgia foi considera um sucesso pelos veterinários. Após a operação, o animal recebeu água sem anestésico para que pudesse acordar, o que demorou cerca de sete minutos. Agora, os cuidados do grupo responsável pelo tratamento são para evitar que o tumor volte a se desenvolver. Para isso, será utilizado um quimioterápico.“ “É nossa responsabilidade assegurar o melhor tratamento e o bem-estar de qualquer espécie animal”, afirmou Michelli. “Independente de ser um peixe, ele sente dor, necessidade de cuidados básicos e cuidados médicos quando necessário. Quem possui um peixe como animal de estimação necessita ter essa percepção e procurar ajuda de especialistas”, acrescentou a veterinária.
____________
Fonte:
Globo - G1/RS

Nenhum comentário: