sábado, 28 de abril de 2007

ALGAS


(imagens retiradas da internet com intuito de exemplo, sem fins lucrativos ou obter vantagens)


Todo mundo já teve algum problema com estas pequenas invasoras naturais, o que é normal, pois é impossível não se ter algas no aquário, mas atenção, ter algas é uma coisa e ter uma explosão de algas é outra. Alguns aquaristas conseguem extrair o lado bom destas pequenas, usando-as até como parte da decoração, o que fica lindo, mas de forma controlada, pois um excesso de algas no aqua, além de anti-estético, pode ser prejudicial para plantas e peixes.
Só para destacar, você não tem que retirar todas as algas do aqua, 100%, NÃO, algumas algas são até sinais de boa qualidade da água e são importantes para alguns peixes, como as algas coralíneas. Podemos manter as algas de forma controlada, sem ter em excessos no aqua, OK!!!

COMO SURGEM AS ALGAS?

As algas surgem por diversos fatores e situações diferentes, por exemplo, em um aquário recém montado, que está no período de ciclagem, é normal o aparecimento de algas marrom e verdes nos vidros, pedras e decoração por culpa da instabilidade de parâmetros, o que é normal neste período, então não se preocupe.
Outro problema é o EXCESSO DE LUZ, que é responsável pelo aparecimento de algas verdes, e a FALTA DE LUZ, que ocasiona o aparecimento de algas marrons. O principal responsável pelo aparecimento destas pequenas indesejadas vem agora, é o EXCESSO DE NUTRIENTES no aquário, este sim é um fator que trás infestações de algas, em atenção o excesso de nitrato e fosfato. Este problema é comum em aquas plantados, pois possuem um solo fértil, injeção de CO2 e ainda fertilizantes, tudo isso combinado com iluminações poderosas, resumindo, é um restaurante pra algas e podem gerar a total destruição do aqua, matando plantas, pois se acumulam nas suas folhas impedindo a fotossíntese e peixes, pois aumentam os níveis de amônia e os parâmetros alteram, além de sujar a água.
Outros fatores que acarretam na explosão de algas é a superpopulação do aqua e a alimentação em demasia(causam dejetos aumentando os níveis de nitrato), além da falta de TPA’S(retira o excesso de nitrato e fosfato do aqua).

TIPOS DE ALGAS E SOLUÇÃO DO PROBLEMA

ALGA MARRON (RODÓFITAS): como já foi falado é comum em aquas no período de ciclagem, por culpa da instabilidade, também se dá pela falta de luz. Ela não é problemática, para trata-la aumente a intensidade da iluminação, retire lâmpadas velhas ou aumente o tempo em que deixa suas luzes ligadas, em aquas que estão ciclando elas vão desaparecer com o tempo, alguns peixes comedores de algas também são recomendados, junto com TPA’S.

ALGAS VERDES: são muito comuns, são aqueles pontos verdes no vidro, mostram boa qualidade da água(quando em pequena quantidade), são apreciadas por alguns peixes, muito poucos e se dão principalmente pelo excesso de luz. Para controla-las devemos diminuir o período de iluminação e realizar algumas TPA’S.

ALGAS VERDES FILAMENTOSAS: são terríveis para aqua plantados, pois fixam nas folhas impedindo a fotossíntese, elas se prendem também em rochas, dando um efeito lindo. São causadas pelo excesso de nitrato e fosfato, além de muita iluminação, para acabar com elas devemos diminuir o período de luz, usar removedores de fosfato e nitrato, além de TPA’S.

ALGAS AZUIS(CIANOFICEAS): elas aparecem em aquários não estabilizados e em aquários antigos quando há excesso de alimentação, ainda se a água reposta for rica em nitratos. Elas normalmente cobrem plantas, pedras e o solo por uma camada de gordura que vai do azul-esverdeado até o castanho-escuro, trás também um cheiro desagradável á água.
Para acabar com elas deve-se sifonar o fundo do aqua, fazer TPA’S mais freqüentes, retirar as algas já instaladas em plantas e pedras(pode ser com as redes para captura de peixes) e é interessante colocar no aqua peixes comedores de alga(platys, molinésias).

ALGAS VERMELHAS: estas são as piores algas, elas parecem pequenos cabelinhos e as informações sobre elas são bem limitadas. A melhor coisa a se fazer é ir trocando as rochas e objetos de decoração por rochas vivas novas.

MACRO-ALGAS: elas se fixam no substrato com uma espécie de raiz chamada de apressório, se parecem com plantas dentro do aqua, embelezando o ambiente, deixando-o muito natural. Se da em aquas marinhos por culpa do skimmer e reposição de água doce com excesso de nutrientes, além da super povoação com peixes e corais.

ALGAS PETECAS: são algas que se prendem de maneira incrível nas pedras , plantas e decoração, elas parecem “petecas”, daí seu nome, são muito resistentes à algicidas e TPA’S, são algas epifíticas, sendo encontradas em correntezas, lugares bem oxigenados e iluminados. O único jeito de acabar com elas é podando radicalmente as plantas afetadas, raspando-as dos vidros e pedras, introduzindo algueiros no aqua(comedores de alga, caramujos, camarões) e o eficaz filtro UV, que é um filtro que combate algas.

Bom, então era isso, a maior conclusão que podemos tirar é aquela velha máxima, “aquarismo se faz da harmonia de todos os elementos”, só mantendo tudo dentro do aceitável é que você ficará livre das algas, as TPA’S também são muito importantes, outro bom método é o FILTRO UV, que impede o surgimento de algas, mas ele tem um preço alto, vai de cada um, boa sorte...um abraço... alemaumsm@bol.com.br ...




Nenhum comentário: