segunda-feira, 14 de maio de 2007

CARPAS NISHIHIGOI

(bela imagem retirada do site http://www.inseparabile.com/pesci/images/1hjgj9982.jpg sem fins lucrativos )

CARPAS (Cyprinus carpio)

Origem: Ásia
PH: alcalino(7,2 à 7,5)
Temperatura: 5º à 20ºC
Tamanho: 80cm Aquário: não recomendo, deve ser LAGO
Comportamento: pacífico, mante-lo com peixes da mesma espécie ou de mesmo tamanho..

Aqui vamos falar de um verdadeiro “homo sapiens” na questão de tempo de vida, as carpas. As carpas Nishihigoi ou somente Koi são peixes de extrema beleza, que vivem aproximadamente 60 anos, se forem dadas condições para isso, podem chegar a até 80 cm de comprimento, possuem um comportamento imponente de respeito entre membros da mesma espécie, inclusive com filhotes, possuem um laço familiar muito forte, se acostumadas a uma rotina, podem alimentar-se na mão de seu dono, são animais fabulosos, que devem habitar lagos e não aquários, pois necessitam de espaço e temperatura fria para seu bom desenvolvimento.
Sua criação vem lá dos tempos antigos na Pérsia, mas se difundiu e ficou famosa no Japão, logo veio com força para o Brasil e hoje tem grande força em nosso país, sendo uma das culturas mais difundidas dentro do aquarismo. A Europa também é famosa pela criação de carpas.
As carpas podem ser de diversos tipos, além das Nishihigoi, que é a criada em lagos ornamentais, existe as Coloridas, a Húngara(famosa por ter uma carne deliciosa), Cabeça-grande, a Capim, dentre outras.
No que diz respeito a alimentação, estes animais são muito exigentes e também gulosos, hehe, as carpas não param de procurar comida um minuto se quer, remexem o substrato de maneira intensa e comem o que aparecer, o ideal é oferecer uma ração de boa qualidade, não essas em pó que você encontra com a finalidade de crescimento, indico rações TETRAS STICKS, ou também a ração da ALCON para peixes de água fria, que também da ótimos resultados, mas o mais importante é manter a alimentação com rações a base de vegetal, quanto mais você alimentar, mais elas vão se desenvolver e mais sujeira e detritos vão deixar no substrato, alimentos vivos também são bem vindos.
Como esses animais comem muito e estão sempre “fuçando” em tudo, é recomendável ter um sistema de filtragem muito eficiente no seu lago, de preferência umas 6 vezes a sua litragem, combinado com uma boa sifonagem(se for possível, claro).
Outros fatores importantíssimos para carpas são a água e a temperatura, Kois são animais de água fria e isto deve ser respeitado, elas agüentam tranquilamente temperaturas até 5ºC, se elas forem mantidas em temperaturas quentes, consequentemente terão problemas com seu metabolismo, acarretando um mal desenvolvimento. A água deve estar com o ph alcalino e sempre limpa, isso serve também para a reprodução destes animais, a fêmea chega a sua maturidade sexual depois de 1 ano, se forem seguidas estas recomendações você terá sucesso na reprodução de Kois.
Esta foi apenas uma introdução, o básico para se ter uma Koi em casa, se você está querendo entrar para essa fantástica família de condições adequadas a elas, calcule no mínimo 300Litros para cada Koi(não é uma regra), pois elas crescem rápido mesmo e assustadoramente. Este artigo é apenas para alertar compradores e lojas mal intencionadas que recomendam este peixe para iniciantes que os colocam em aquários mínimos com aquecedores maltratando os pobres animaizinhos sem saber, cuide bem do seu animal, trate ele de forma digna, afinal uma carpa pode ser sua companheira por décadas, prudência heimm!!!! Abraço... alemaumsm@bol.com.br

2 comentários:

Getulio disse...

Muito legal. Temos um lago com várias carpas e, recentemente, morreram algumas.
Ajudou muito porque concluimos que a reprodução inviabilizou a relação litros/animal.
Gratos
Getulio e Vera

Daniel Lima disse...

Fiquei muito satisfeito com as informações,tenho um tanque de 1000 litros e estava preocupado com a temperatura da água. Achei que a noite precisaria colocar um termostato para aquecer a água...

Daniel Lima