terça-feira, 8 de maio de 2007

CONTRABANDO DE PEIXES ORNAMENTAIS

(IMAGEM RETIRADA DA INTERNET SEM FINS LUCRATIVOS, APENAS ILUSTRATIVO)


O Contrabando de Peixes Ornamentais

O Brasil possui uma fauna aquática muito rica, todos sabem disso não é, o que ninguém sabe, ou finge não saber, é que toda essa beleza está comprometida, por culpa do dinheiro, objeto que cega o homem. O negócio é o seguinte, os peixes brasileiros possuem um preço muito baixo, combinado com uma beleza incrível, isso atraiu o faro capitalista de estrangeiros que começaram a investir na exportação ilegal desses animais,( claro não são todos os empresários que fazem isso), comprando-os por “preço de banana” e revendendo no exterior por até 5 vezes o preço pago aqui no Brasil, ou seja, estão lucrando em cima de um patrimônio que não lhes pertencem e pior devastando um tesouro brasileiro que pode se tornar irrecuperável.
Quem mais sofre com essa prática, como sempre, é a Floresta Amazônica, que possui os mais famosos e belos exemplares brasileiros, como Discus e Néons, eles são retirados indiscriminadamente, sem a mínima noção de preservação dos rios amazônicos e vendidos nos EUA e Europa por preço de ouro.
Segundo o Ministério Público do Amazonas, não existem representantes dos órgãos nacionais de fiscalização nas cidades onde esses animais estão sendo coletados, para se ter uma idéia da gravidade do problema, na cidade de Barcelos, que fica localizada na margem direita do Rio Negro, são coletados ilegalmente cerca de 20 milhões de peixes por ano, um verdadeiro absurdo!!! Nesta cidade existem mais de 20 empresas para retirada de peixes ornamentais do rio, apenas 5 delas são registradas e autorizadas para realizar este trabalho, as outras são todas ilegais, uma vergonha para um país que almeja chegar no primeiro mundo.
Alguns moradores e indígenas da região estão denunciando para a Polícia Federal que pescadores bolivianos e colombianos estão tendo esta prática, eles estão sendo investigados, além disso estão tentando subornar indígenas para praticarem este crime.
Não é só na Amazônia que isto está acontecendo, em todo o Brasil existem pontos de contrabando, o que nos resta fazer é denunciar esses fatos as autoridades e cobrar atitudes, pois as conseqüências desse tipo de prática indiscriminada é somente um, o fim de uma das maiores jóias brasileiras, peço que o governo brasileiro tome vergonha na cara e fiscalize de maneira rigorosa nossos rios, pois isto já deveria estar sendo feito a muito tempo, vai lá nos EUA tentar contrabandear animais da sua fauna pra ver o que acontece com você, o Brasil nunca vai ser exemplo de nação, pois aqui quem tem dinheiro fala mais alto e o que importa não é um belo animal na natureza e sim um belo animal em uma nota de papel. VERGONHA NA CARA BRASIL!!!!


Nenhum comentário: