segunda-feira, 18 de junho de 2007

TENÉBRIO(Tenebrio molittor)

Imagem retirada do site, http://www.reptilica.de/images/products/3/32/2611b_Mehlwuermer_100g_Tenebrio_molitor.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

O Tenébrio é um alimento vivo rico em proteínas muito apreciado por peixes de água doce e salgada, répteis e aves. Ele é um besouro, mas o que se aproveita é seu estado larval, deve ser administrado dependendo do peixe a que for oferecido(os níveis de proteína são altíssimos, cuidado). Os Tenébrios tem a fama de que, se forem dados as animais, vivos e inteiros, podem cavar no seu estômago e sair para fora, MITO, isso não acontece é lenda, mas por via das dúvidas mate-o antes de oferece-lo, hehe!!!
Para a criação faça o seguinte, em uma caixa de madeira coloque um substrato de serragem ou casca de arroz misturado com ração de codorna ou pintos sem aditivos, coloque uns 20 besouros e espere eles começarem a se reproduzir, os ovos demoram uns 20 dias para eclodir. É bom que haja um algodão úmido para eles beberem água, outro método é colocar um pedaço de cana-de-açúcar, aonde eles irao captar água e açúcar. Lembre-se de manter a caixa longe do sol, calor e humidade. É muito fácil de se criar Tenébrios em casa, se você tiver peixes carnivoros, amazônicos, ou até mesmo outros exemplares como poecilídeos, eles irão apreciar a iguaria, um abraço e boa sorte... alemaumsm@bol.com.br

2 comentários:

Fagner Delfim disse...

Olá Alemaun...

cara, eu já criei tenébrios para alimentar anfíbios e répteis no laboratório de herpetologia da UFAL em Maceió.
Só pra dar uma dica... eles adoram rodelas de cana-de-açúcar... de lá tiram água e açúcar neessários a eles.

Pode-se colocar regularmente e é mais seguro do que o algodão umidecido, pois a umidade pode atrair fungos (já perdi uma "colônia" inteira por causa de fungos).

Abraços!

AquariofiliaBR disse...

Ok!! vou acrescentar a informação no post, obrigado Fagner!!!