O Tenébrio é um alimento vivo rico em proteínas muito apreciado por peixes de água doce e salgada, répteis e aves. Ele é um besouro, mas o que se aproveita é seu estado larval, deve ser administrado dependendo do peixe a que for oferecido(os níveis de proteína são altíssimos, cuidado). Os Tenébrios tem a fama de que, se forem dados as animais, vivos e inteiros, podem cavar no seu estômago e sair para fora, MITO, isso não acontece é lenda, mas por via das dúvidas mate-o antes de oferece-lo, hehe!!!
Para a criação faça o seguinte, em uma caixa de madeira coloque um substrato de serragem ou casca de arroz misturado com ração de codorna ou pintos sem aditivos, coloque uns 20 besouros e espere eles começarem a se reproduzir, os ovos demoram uns 20 dias para eclodir. É bom que haja um algodão úmido para eles beberem água, outro método é colocar um pedaço de cana-de-açúcar, aonde eles irao captar água e açúcar. Lembre-se de manter a caixa longe do sol, calor e humidade. É muito fácil de se criar Tenébrios em casa, se você tiver peixes carnivoros, amazônicos, ou até mesmo outros exemplares como poecilídeos, eles irão apreciar a iguaria, um abraço e boa sorte... alemaumsm@bol.com.br
2 comentários:
Olá Alemaun...
cara, eu já criei tenébrios para alimentar anfíbios e répteis no laboratório de herpetologia da UFAL em Maceió.
Só pra dar uma dica... eles adoram rodelas de cana-de-açúcar... de lá tiram água e açúcar neessários a eles.
Pode-se colocar regularmente e é mais seguro do que o algodão umidecido, pois a umidade pode atrair fungos (já perdi uma "colônia" inteira por causa de fungos).
Abraços!
Ok!! vou acrescentar a informação no post, obrigado Fagner!!!
Postar um comentário