domingo, 22 de julho de 2007

O GUPPY SHOW

(imagem retirada do site http://www.guppies.com/index.php?option=com_gallery2&Itemid=99999999&g2_itemId=363 e http://www.acquaportal.it/reportage/salentoacquari/images/DSC01340.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

O guppy show foi introduzido no Brasil como conseqüência do crescimento do número de criadores e dos clubes que foram se formando e se consolidando. Estes shows tem como objetivo elevar o padrão das criações de Lebistes, no sentido de obter uma linhagem mais pura, uma cor mais viva, enfim, numa melhor qualidade do peixe, além da troca de experiências entre os criadores. Com isso uma pessoa que queira iniciar torna-se um bom criador em muito pouco tempo pois ele encontra informações valiosas e o melhor de tudo, material genético excelente ou seja matrizes que são leiloadas a cada show provenientes de criadores idôneos e campeões. Os shows proporcionam também um meio cativante aos futuros criadores, as crianças em geral, que comparecem e aprendem a amar desde cedo esta espécime maravilhosa.
Os show são organizados por etapas e duram uma temporada determinada pelos organizadores. Nos EUA cada show é promovido por um clube regional filiado a IFGA (International Fancy Guppy Association), que se encarrega de receber os exemplares se responsabilizando pelos mesmos, do local para o show, aquários, reserva de hotéis, enfim organiza todo show. Cada mês há um show em cada cidade. Normalmente é feito em fins de semana para que todos possam comparecer e no final sempre é feito um leilão onde todos podem adquirir bons exemplares a bom preço. Qualquer um pode mandar seu peixe para o show, não precisa ser filiado ao clube, a única diferença e que a pessoa que não é do clube (IFGA), paga um pouco mais para inscrição dos peixes.
Três juizes fazem as avaliações de qualidade, o juiz nunca julga seu próprio peixe. Na Alemanha e outros países europeus são bem semelhantes o processo de julgamento e organização, visto que existem 2 correntes diferentes de regras para shows, a Norte Americana e a Européia. Ambas são similares porém com pequenas diferenças de julgamento e padrões para os peixes.
No Brasil não se foi possível organizar um show com os padrões de regras dos europeus, porém estes, incentivam os brasileiros a participar dos campeonatos, sabendo o potencial e qualidade de nossos criadores.
Mas é assim que funciona, em nosso pais existem criadores de ótima qualidade, com o tempo vamos nos igualar aos criadores gringos e até supera-los...um abraço ( FONTE: ÓTIMO SITE http://www.guppy.petbh.com.br/ )



alemaumsm@bol.com.br


Nenhum comentário: