segunda-feira, 23 de julho de 2007

UM POUCO DOS KILLIFISHES

(imagem retirada do site http://www.wetwebmedia.com/ca/cav1i2/killies2/dsc00044.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

(Indico o site http://www.killifishbrasil.com.br/ , fonte deste texto)

Os Killies surgiram a milhões de anos atrás em um mar raso chamado Mar de Thetys, onde apareceram os primeiros peixes ósseos modernos e os Cyprinodontiformes, ordem da qual pertencem os Killifish. A tradução correta da palavra Killifish é: peixe de canal e não peixe matador.
Killifish são todos os peixes da ordem Cyprinodontiformes que botam ovos, pois existem algumas famílias, dentro desta ordem, que possuem como estratégia reprodutiva a viviparidade, ou seja, utilizam fecundação interna e desenvolvimento embrionário interno. Hoje em dia já se tem catalogadas muitas espécies, eles vivem em todo o mundo menos na Oceania e na Antártida e o primeiro Killie a ser descoberto foi o Fundulus heteroclitus, em 1766, na localidade de Charleston, nos Estados Unidos.
Os Killies são animais muito coloridos e de pequeno porte, são as pérolas do aquarismo de água doce, donos de uma beleza rara, são muito apreciados pelos aquaristas, eles ainda possuem uma característica fascinante, pois é o único peixes que seus ovos podem permanecer secos, dando aos aquaristas a chance de trocá-los pelo correio, fato comum na Europa, Ásia e nos Estados Unidos, mas proibido pela Legislação Brasileira, essa característica se dá pelo seu habitat natural, que são poças de água da chuva.
Só em 1788 é que o termo "killifish" foi usado, se referia a pequenos peixes encontrados em pântanos salobros nos arredores da ilha de Manhattam e foi descrito por David Scheopff. Os killis começaram a aparecer no mundo aquaristico no início do século, mas foi só na década de 60 que tiveram uma grande projeção entre os aquaristas. Isso se explica pela criação das associações de killis que surgiram na época e também com o lançamento do livro "Rivulins Of The Old World" do dinamarquês J.J.Scheel.
Por culpa do seu habitat natural pequenas, os Killifish têm a função na natureza de controlar as populações de larvas de insetos dessas poças d´água, pois em muitas delas, são os único peixes, na europa existem criações somente para este fim, incrível não é mesmo.
O Brasil é destaque entre todos os países por possuir a maior variedade de espécies, são cerca de 200 espécies conhecidas, sendo atualmente encontradas por quase todos os estados brasileiros, embora não exista ainda, um número expressivo de criadores. Acredita-se que conhecemos apenas 50% do total de espécies, e que é possível, ainda nos dias de hoje, encontrarmos várias novas espécies a cada ano. Os primeiros dados científicos sobre killis no Brasil são de 1804 por Baron Von Humboldt sobre uma espécie descrita em 1821 por Valenciennes, um ictiólogo Francês. Ele descreveu o Rivulus brasiliensis, peixe originário da baixada fluminense no estado do Rio de Janeiro. Os lojistas possuem um preconceito com esse peixe, pela falsa fama de violentos, mas esta ficando cada vez mais fácil encontrá-los em lojas, Killies são maravilhosos, não tenho nenhum, mas os admiro...essa foi só uma introdulção sobre eles, espero que gostem...um abraço...(FONTE: ÓTIMO SITE http://www.killifishbrasil.com.br/)

um abraço....


Nenhum comentário: