domingo, 5 de agosto de 2007

ACIDIFICANTES NATURAIS

XAXIM

(imagem retirada do site http://www.floralatlanta.com.br/imagens/prod_xaxim_vasos.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

O xaxim(Dicksonia sellowiana), usado normalmente como vaso para receber plantas é na verdade uma samambaia herbácea, originária do Brasil, América do Sul, que atinge até 5 metros e multiplica-se por meio de esporos, possui cáudice ereto, cilíndrico, e frondes bipenadas de até 2 metros.
É uma planta nativa da Mata Atlântica especialmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Devido a sua extração indiscriminada, o Xaxim está correndo risco de desaparecer, por isso sua comercialização foi proibida, no seu lugar foi colocada a fibra de coco, que dão os mesmos resultado.
No aquarismo o Xaxim é muito usado como acidificante natural, pois ele contém ácidos úmicos, que dão uma coloração amarelada a água e consequentemente, baixam o ph.
Para usa-lo você deve proceder da seguinte forma: compre um pedaço que atenda a litragem do seu aqua, o xaxim deve ser puro, natural, depois coloque-o em um balde com água e o deixe submerso por alguns minutos, retire e passe uma água rápida para os pedaços soltos caírem, NUNCA FERVA O XAXIM, pois ele perde seu poder acidificante, corte em alguns pedaços e coloque no seu filtro, então observe, o ph irá cair, se desejar que ele baixe mais, vá colocando os outros pedaços do xaxim dentro do aqua, mas cuidado, pois o ph demora um tempo para baixar, porém vai baixar muito, claro, se você não possuir elementos acidificantes na água.

TURFA

(imagem retirada do site http://hedonist.com.sapo.pt/images/DSC02576small.JPG sem fins lucrativos ou obter vantagens)

Turfa é um tipo de substrato de origem vegetal parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. É formado principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico e também muito utilizada por aquaristas para baixar a dureza da água do aquário e consequentemente o ph. O procedimento para usa-la é igual ao do Xaxim, só que a turfa deve ser colocada dentro de uma meia-calça cortada antes de ser introduzida no aquário. A Turfa é muito superior ao Xaxim na velocidade para baixar o ph e no tempo que mantém seus poderes de acidificação, fazendo uma comparação popular a turfa é uma ferrari e os outros métodos um fusca, ela é muito usada como substrato de Killies.

FOLHA DA AMENDOEIRA
(imagem retirada do site http://www.athanazio.pro.br/wp-content/uploads/2006/07/inundacao_de_folhas.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

A amendoeira, Prunus dulcis é uma árvore de folha caduca da família Rosaceae, é também conhecida como sete-copas ou chapéu-de-sol. Ela é nativa da costa indo-pacífica mas asselvajada em todas as regiões tropicais. Nas Américas, desde o litoral sul do Brasil até a Flórida. A folha da amendoeira é muito usada e recomendada por aquaristas, porque além de acidificar a água ela possui poderes fungicidas e bactericidas, evitando o surgimento de doenças. Seu procedimento é o seguinte: recolha suas folhas caídas mas que não estejam secas, leve ao fogo por 30 minutos, depois deixe secar, quando estiverem secas é só colocar algumas no seu filtro e outras dentro do aqua, pronto, seu ph vai baixar e sua água vai ficar com uma leve cor de chá.

TRONCOS
(imagem retirada do site http://www.superagui.net/tronco%20praia.jpg sem fins lucrativos ou obter vantagens)

Os troncos são os mais famosos acidificantes naturais de todos, ele baixa a dureza da água, baixando o ph, em comparação com os elementos citados acima, este é o mais lento e menos eficaz, pois libera ácido húmico de uma forma lenta, porém é muito utilizado. A vantagem do tronco para os outros acidificantes é que você pode matar 2 coelhos com um cajadada só, além de acidificar, com o tronco você vai estar decorando seu aqua, dando-lhe uma cara mais natural. Veja como proceder com o tronco no link http://aquariofiliabr.blogspot.com/2007/05/troncos.html, lá você vai saber como tratá-lo.

Bom, esses são alguns dos acidificantes naturais mais famosos, este tópico tem a intenção de ajudar você a resolver um dos problemas mais comuns do aquarismo, principalmente dos iniciantes, que é a acidificação... um abraço...(FONTE: WIKIPÉDIA)

5 comentários:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Anônimo disse...

Vlw foi de grande serventia obg

Anônimo disse...

Gostei muito bom!
Me ajudou amigo!
Muita paz e muita luz!
Obrigado!

Jéssica disse...


Gostei muito do artigo principalmente explicando sobre a turfa.
esse site me ajudou também a corrigir a água do meu aquário.http://www.aquaristajunior.com.br/tabela-substancias-muda-ph-aquario/

Gilson B. Souza disse...

E a fibra de coco?