sábado, 6 de setembro de 2008

BEIJADOR - Helostoma temminkii

(FONTE IMAGEM: http://www.sobrepeixes.com/arquivos/imagens/fotos-do-beijador-dc74ef18ee2719828fe99a80165c3865.jpg )

Nome: Helostoma temminkii Origem: Sudeste Ásia
Tamanho: 25cm pH: 6,8 - 7,5
Aquário: 200 Litros Temp.: 28ºC

O famoso peixe beijador é um animal de boa convivência com outras espécies, porém entre si os machos costumam se desentender fazendo uma disputa curiosa por território, tão curiosa que deu origem ao seu nome, pois eles dão uma espécie de beijo, mas que na verdade não passa de uma ardua batalha. Este é um animal que se apega as rotinas da casa, vive bastante tempo e cresce muito, necessitando de um bom espaço.
O Beijador é originário do sudeste da Ásia, ele pode passar dos 20cm de comprimento, se adapta bem a faixa de ph de 6,8 à 7,5 e pertence a família dos Helostomídeos.
Existem muitos relatos de aquaristas iniciantes que vão as lojas e acham lindo aquele peixinho com uma cor levemente rosa, pequeno e que o vendedor diz ser “resistente”, passado algum tempo, aquele animalzinho pequeno esta gigante e o iniciante não sabe o que fazer pois não possui uma estrutura para suportá-lo, pois é pessoal, é preciso conhecer o animal que você esta adquirindo, ter consciência que ele vai crescer e se desenvolver, o beijador é uma típica vítima da desinformação, sofrendo com rótulos de assassino e que mata outros peixes, o que é um equívoco, pois qualquer peixe de médio porte vai ter um comportamento agressivo se não lhe forem dadas boas condições de espaço e vida. Sua reprodução em aquario é um pouco complicada, não possuindo muitos relatos de tal feito.
Como todo os outros peixes, trate-os com respeito dando-lhes boas condições de vida, pois o beijador é um animal incrível e que vai te proporcionar imenso prazer.

Nenhum comentário: