quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aquário do Pantanal terá 263 espécies de peixe em 20 tanques


O projeto do Aquário do Pantanal contará com 263 espécies de peixe, entre elas as pantaneiras de escama e de couro, com 7 mil exemplares, e da biodiversidade do Brasil. Os peixes serão colocados em 20 tanques distribuídos pelo local.
O governador do Estado, André Puccinelli, apresentou nesta terça-feira (4), juntamente com o arquiteto Ruy Ohtake e o oceanógrafo Hugo Gallo, a proposta de construção do Aquário do Pantanal. “O aquário é uma representação ao público da história, memória e ictiofauna do nosso Pantanal. É o portal de Mato Grosso do Sul para o mundo em Campo Grande”, declarou André.
A obra custará cerca de R$ 80 milhões e está previsto para entrar em operação no fim de 2011. A verba será retirado do programa MS Forte, lançado em 2009.
A estrutura terá 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação.
Escadas rolantes comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos 20 tanques. São 16 no interior do aquário e quatro externos, além de um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.
Considerado o maior do Brasil, o Aquário do Pantanal utilizará 4,2 milhões litros de água. O complexo será construído no Parque das Nações Indígenas, com entrada pela avenida Afonso Pena, terá uma área de 17 mil m², abrangendo aquários, laboratório, biblioteca e um espelho de água na parte externa, onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira.

Fonte: PortalMS

Nenhum comentário: